Do livro “How to Bake” de Paul Hollywood, esta foi das primeiras marcações que fiz.
Pela diferença da receita, pois nunca tinha experimentado um cheesecake salgado, pelos ingredientes usados, pois adoro salmão fumado e pelo próprio aspecto delicioso da tarte.
Começo por confessar que o resultado foi bem diferente do esperado. Não desiludindo, afasta-se bastante, no entanto, da textura esperada.
Tem muito mais de souflé do que de cheesecake. O que também não seria difícil de prever, considerando a leveza que as claras em castelo imprimem ao preparado.
O sabor é óptimo e combina lindamente com os picles sugeridos, mas não se espere o efeito mais denso e “cheesy”, pois este não se consegue sobrepor ao efeito arejado e fôfo.
Alterava-lhe o nome para Tarte-Souflé de Salmão Fumado e Vodka Limão, mas não podia deixar de recomendar esta leve delícia, principalmente para estes dias de adaptação à vida-real gastronómica, de onde nos retiramos durante o mês de Dezembro.  




































CHEESECAKE DE SALMÃO FUMADO COM VODKA LIMÃO

Ingredientes
(6 doses)

1 placa de massa folhada
275 gr de queijo creme (usei Philadelphia)
220 gr de salmão fumado
3 ovos médios, separados
Noz moscada
1/2 limão, raspa e sumo
30 gr de farinha
150 gr de créme fraiche
2 colheres (sopa) de vodka limão
150 ml de leite
Sal
Pimenta
Pimentão doce

Preparação

Pré-aquecer o forno a 200º.
Forrar uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada. Reservar.
Colocar o queijo creme e o salmão fumado no processador e triturar até estar bem combinado. Adicionar as gemas de ovo, a noz moscada, a raspa e sumo de limão, a farinha, o créme fraiche, a vodka, o leite, o sal (pouco) e a pimenta e pulsar até obter um preparado homogéneo. Passar o preparado para um recipiente e envolver delicadamente as claras, previamente batidas em castelo.
Colocar o preparado sobre a massa folhada e levar ao forno cerca de 50-60 minutos ou até a superfície estar firme e cozida.
Retirar do forno, polvilhar ligeiramente com pimentão doce e servir.
Sugestão de acompanhamento: enquanto o cheesecake está no forno, fazer picles de courgette e cenoura, cortando os legumes em rodelas muito finas e regar com vinagre balsâmico e uma pitada de pimenta. Vira-los de tempo a tempo.
Nota: a receita original usa uma base de massa quebrada caseira, que substitui por massa folhada de compra.

Fonte: