A minha relação com o abacate está em fase de “work in progress”, desde que me lembro.

Não é que o deteste, pois até o vou comendo em versões doces. Ainda que também me vá esquecendo um pouco dele ou substituindo por outras frutas com o mesmo desempenho. A questão é que tenho grande dificuldade em suporta-lo em versões salgadas. Então ao natural, nem pensar.

Como me acontece com outros alimentos, de potencial nutricional significativo e mais do que reconhecido, vou, ainda que de forma muito lenta, tentando dar  hipóteses ao Abacate.
Quando vi esta receita no livro em questão, gostei do aspecto e achei que a mistura de ingredientes e sabores me poderia fazer mudar um pouco este sentimento.

De facto este resultado com toque tropical torna-me o abacate muito mais agradável. Sendo uma opção bem saudável e diferente para que este fruto possa começar a fazer parte das refeições de uma forma prazeirosa, fica ainda garantido o consumo de mais uma fonte de anti-oxidantes, ómega 3 ou ácido fólico, que ajuda a prevenir várias maleitas indesejáveis.

 

 

ABACATE RECHEADO

(Receita adaptada do livro “Sabores de África”, de Conceição Santos)

Ingredientes

(4-6 pessoas)
1 abacate maduro
1 lata de atum, ao natural
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
100 gr de côco ralado
1 iogurte grego natural
Sumo de lima
Pimenta
Sal

Preparação

 

Cortar os abacates ao meio no sentido do comprimento. Rejeitar o caroço e retirar a polpa com cuidado para um recipiente. Reservar a casca.Misturar a polpa do abacate, bem picadinha, com o atum desfeito, o iogurte, o molho de tomate e o côco ralado. Temperar com sal, pimenta e sumo de lima e envolver bem. Rectificar temperos, se necessário.Encher as cascas do abacate com o preparado.Polvilhar com um pouco de côco ralado torrado.Decorar a gosto e servir fresco, com tostas ou pão, e uma salada.

Nota: em relação à receita original apenas substitui as natas pelo iogurte e o limão pela lima.

Fonte:

http://www.wook.pt/ficha/sabores-de-africa/a/id/1553366?a_aid=54775e8533ab4