Por aqui não se precisa da páscoa para devorar amêndoas. Não das de açucar, que até gosto pouco, mas a verdadeira amêndoa.
É, sem dúvida, um dos meus ingredientes favoritos. Adoro o seu sabor, textura, versatilidade e propriedades.Quando vi o Passatempo Chefe de Família da Hotpoitn/24Kitchen, em que 4 blogs seleccionados dispunham de 2 ingredientes, que teriam de fazer parte de uma receita original, a combinação azeite-tomate foi a que me reteve de imediato. A partir daí concorri pelo blog da Lúcia, o Barriguinhas. E só posso agradecer a escolha destas pequenas delícias para avançar no desafio.

É uma junção deliciosa e quase natural quando se pensa em pratos salgados, mas o que me ocorreu e apeteceu logo foi um pratinho doce em que conseguisse funcionar igualmente bem.
Surgem assim estas mini-tartes, que apresentam uma massa húmida, mas nada densa, super leve e delicada e repleta de sabor. Posso garantir que foi das melhores massas e combinação de sabores que daqui sairam nos últimos tempos.

Indiscutivelmente perfeitas para qualquer altura, podem ser uma opção bem interessante para a mesa da Páscoa que se aproxima.

MINI-TARTES DE AMÊNDOA E AZEITE COM DOCE DE TOMATE E “CRUMBLE” DE REQUEIJÃO
Ingredientes 
(4 unidades)
|Massa
2 ovos + 1 gema
100 gr de açucar
3 colheres (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) de amêndoa ralada
1,5 colher (sopa) de amido de milho
Raspa de lima
1 pitada de gengibre
1 pitada de canela
|Doce de tomate
500 rg de tomate maduro
200 gr de açucar amarelo
1 pau de canela
1 pitada de sal
5 sementes de cardamomo
Casca de lima
|”Crumble”

1/2 requeijão
2 colheres (sopa) de amêndoa laminada torrada
Raspa de lima

Preparação
O doce deve ser preparado com antecedência. Começar por retirar a pele e as grainhas ao tomate, corta-lo em pedaços e leva-lo ao lume num tachinho, juntamente com o açucar, o pau de canela, a casca de lima e as sementes de cardamomo, durante cerca de 15 minutos.
Quando começar a engrossar, criando ponto de estrada, retirar do lume, rejeitar as cascas de lima, o pau de canela e o cardamomo e passar com a varinha mágica.
Colocar em recipientes herméticos, previamente esterilizados e reservar.Pré-aquecer o forno a 170ºC.
Untar forminhas de mini-tartes com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Bater os ovos com a açucar durante 5 minutos, até obter um preparado fôfo.
Adicionar o azeite, a raspa de lima, a amêndoa ralada e o amido de milho e envolver, sem bater.
Verter o preparado nas formas quase até encher e levar ao forno cerca de 15-20 minutos, até a massa estar firme e douradinha. Verificar a cozedura com um palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer 10 minutos, desenformar e colocar sobre uma grelha de arrefecimento. Reservar.

Para o “crumble”, desfazer grosseiramente o requeijão, juntar um pouco de raspa de lima e misturar com a amêndoa.

Montagem: Sobre a base/bolo distribuir um pouco de doce de tomate até preencher toda a superfície e terminar polvilhando com um pouco de crumble.