Este bolo surgiu num daqueles dias (tão comuns por aqui) em que queria muito experimentar uma receita nova, um doce, um bolo. Não para mim, apetecia-me fazer algo para o marido, para a mãe, para a tia.
Sendo a vontade de o fazer superior à de o comer, lá optei por um bolo que não é de todo o meu tipo. Com um género de massa alta e fôfa. Quando falamos de chocolate não é, definitivamente, a textura que gosto.
E mais uma vez escolhi uma receita que nem sequer estava marcada no livro como “prioritária”.
Foi a minha estreia com Genoise, um tipo de massa caracterizada por ser batida ao lume, até crescer o pretendido. O processo é diferente do habitual mas igualmente simples. O resultado é bem interessante.
Considero que, além de elegante, é um bolo leve mas intenso. Um bom Bolo de Chocolate para qualquer ocasião.

Trago-o para comemorar o 1º Aniversário de um desafio que, não conseguindo encaixar na minha actividade culinária tanto quanto gostaria, me agrada particularmente. Já me apresentou vários chefes que me eram totalmente desconhecidos e incrementou consideravelmente a minha lista de receitas a fazer. Refriro-me ao “Quinze dias com…“, pensado e tão bem promovido pela Susana.A receita é da Rachel Khoo, cujo trabalho e estilo aprecio bastante.

O curioso nome do bolo homenageia a famosa boina preta, que é um símbolo do vestuário da região Basca, de tal forma significativo que acabou por baptizar este interessante bolo de chocolate.
Espero que me perdoam pelo facto do meu côco ter desvirtuado a materialização da imagem perfeita da boina!
Foi um bolo bem apreciado e os únicos lamentos ouvidos prenderam-se apenas com o número de pessoas a partilha-lo.

BOLO DE CHOCOLATE ou BERET BASQUE AU CHOCOLAT

(Receita Beret Basque au Chocolat, do Livro “My Little French Kitchen”, Rachel Khoo)
Ingredientes

(8-10 fatias)

|Bolo
120 gr de açucar
4 ovos, à temperatura ambiente
120 gr de farinha com fermento
20 gr de cacau em pó

|Calda/Xarope
50 ml de água
50 ml de acúcar
Rum, amaretto, cointreau ou kirsch (opcional)

|Ganache
200 gr de chocolate para culinária (70% de cacau)
200 ml de natas
1 pitada de sal
1 noz de manteiga
Lascas de côco torrado e côco ralado para decorar

Preparação

Pré-aquecer o forno a 160º.

Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma redonda sem buraco (usei de 20cm). Reservar.
Colocar o açucar e os ovos num recipiente de vidro ou metal e levar a banho maria, sem deixar o recipiente tocar na água.
Com a batedeira começar a bater até a mistura duplicar o volume, o que pode demorar uns minutos. Retirar do calor.
Misturar a farinha e o cacau e peneirar 1/3 para o preparado anterior, envolvendo muito delicadamente. Repetir em mais 2 ou 3 vezes, sempre com delicadeza, até estar tudo bem incorporado.
Ter atenção para não misturar demais, sob pena da massa “aborrachada”.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 18 a 24 minutos. Verificar com um palito, se sair seco retirar do forno e deixar arrefecer.
Entretanto fazer o xarope, levando a ferver a água e o açucar. Quando o açucar estiver totalmente dissolvido retirar do lume e acrescentar o rum. Reservar.
Para a ganache levar as natas a ferver e verte-las por cima do chocolate negro, previamente triturado ou partido em pedaços pequenos, e o sal e deixar repousar 2 minutos. De seguida, acrescentar a manteiga e envolver até o chocolate estar totalmente derretido e obter uma mistura uniforme e macia.
Quando o bolo estiver completamente frio, corta-lo ao meio, colocar a parte de baixo no prato de servir e pincelar com metado do xarope. Barrar de seguida com cerca de metade da ganache. Colocar a parte superior do bolo por cima e repetir o processo: pincelar com o xarope e barrar todo o bolo, superfície e laterias com a restante ganache.
Decorar com lascas de côco torrado e um pouco de côco ralado.
Servir.
Nota: A única alteração feita foi na decoração. A receita original indica decorar com chocolate raspado e uma rodela de laranja, que substitui por côco.
Nota 1: Não usei o xarope todo pois achei demasiado. Não era, a base teria ficado melhor se o tivesse usado. Aconselho a faze-lo.
Fonte: