O tipo de doces que mais vontade tenho de consumir no Verão, excluindo os gelados, esses, assumidissimos por defeito como preferenciais, são os doces de colher.
Bem leves e fresquinhos, potencialmente saudáveis, se assim quisermos, e super fáceis de fazer, são perfeitos para atenuar o calor, tão desejado quanto ostracizado quando começa a abusar.
Ora assim sendo cá ficam 3 propostas, bem simples e frescas, que rapidamente  animam um dia bem quente: uma Bavaroise de Ananás e Tomilho-Limão, uma Morangada de Chia e Lima e uma “Mousse” de Chocolate bem especial.
As bavaroises sempre fizeram parte destes longos e quentes dias. A tradição de as fazer com natas acabou por dar lugar ao uso do iogurte grego e a própria gelatina de sabor tem a quantidade de adoçante ideal, para quem não aprecia demasiado doce.
A maior novidade, por cá, aconteceu quando comecei a usar chia e a verificar os seus óptimos resultados, tanto em textura como em sabor. Gosto particulamente de a ligar a frutos vermelhos.
Já relativamente ao creme ou mousse de chocolate, que nesta versão me viciou completamente e é super repetido por cá, é uma adaptação da receita original do blog Green Kitchen Stories. Algo à qual me refiro dizendo que “realmente não é uma mousse de chocolate, é melhor!”. E para mim é. Menos leve que as outras duas propostas devido ao toque encorpado da banana, tem um sabor e textura incríveis.
Também é usual a execução deste tipo de creme com abacate em vez de banana. Pessoalmente não aprecio tanto, mas nada como experimentar.
São propostas muito simples e que nadinha devem ao sabor. O seu carácter menos calórico permite que as possamos dar aos miúdos, com menos peso na consciência. É o que tento fazer por aqui com o “piqueno”, que não se inibe de afirmar “queio pobar isso!”, sempre que vê algo novo a chegar à mesa.
Boas colheradas e excelente Verão!

 

BAVAROISE DE ANANÁS E TOMILHO-LIMÃO

 

Ingredientes
(4 tacinhas)
1 pacote de gelatina de ananás
2 iogurtes gregos, naturais açucarados ou de maracujá
3-4 rodelas de ananás ou abacaxi, doce (de preferência fresco)
1 colher (sopa) de tomilho-limão, fresco
Preparação Fazer a gelatina conforme as indicações da embalagem e deixar solidificar. O ideal é fazer no dia anterior.
Juntar a gelatina com os iogurtes e o tomilho-limão, e triturar tudo, até obter um preparado homogéneo.
Distribuir pelas tacinhas ou copos e levar ao frio até à hora de servir.
Antes de servir, grelhar as fatias de ananás, corta-las em pedacinhos e distribuir por cima da bavaroise.
Salpicar com umas folhinhas pequenas de tomilho-limão e servir bem fresco.

*  –  *  –  *  –  *  –  *

MORANGADA DE CHIA E LIMA
Ingredientes
(4 tacinhas)
5 colheres (sopa) de chia
150 ml de bebida com sabor a baunilha
350 gr de morangos maduros
1 lima, sumo e raspa
2 colheres (sopa) de geleia de agave
1 iogurte grego natural
Hortelã fresca
Preparação
Cortar 8-10 morangos em pedacços pequenos e levar a lume brando num tachinho com raspa de lima e meia colher de sopa de geleia de agave. Deixar cozinhar uns 2-3 minutos, até amolecerem mas sem se desfazerem completamente.
Retirar do lume e distribuir um pouco por cada copinho, até cobrir o fundo. Levar ao frigorífico enquanto se prepara o restante.
Lavar os restantes morangos e juntar-lhe a bebida de baunilha, a restante geleia de agave, o sumo da lima e um pouco da sua raspa, bem fina, e passar com a varinha mágica até fcar um liquído bem uniforme.
Acrescentar as sementes de chia e envolve-las bem, para que hidratem por completo. Coloca-las no frigorífico e passados 10 minutos voltar a mexer.
Distribuir o preparado pelas tacinhas ou copos e levar ao frigorífico pelo menos 4 horas, ou idealmente, de um dia para o outro.
Colocar um pouco de iogurte grego em cada taça e decorar com hortelã.
Servir bem fresco.

 

*  –  *  –  *  –  *  –  *

 

(A melhor) “MOUSSE” DE CHOCOLATE
(Receita adaptada daqui)

Ingredientes
(4 tacinhas)

3 bananas maduras
3 colheres (sopa) de creme de avelãs ou de amêndoas
2 colheres (sopa) de geleia de agave
3 colheres (sopa) de cacau
1 colher (café) de extracto de baunilha
Banana desidratada e amendoim torrado para decorar (opcional)
Preparação
Colocar tudo no processador ou trituradora e triturar bem até obter um creme homogéneo. Se necessário acrescentar um pouco mais de geleia de agave.
Colocar nas taças e levar ao frigorífico até à hora de servir.  Quanto mais tempo ficar no frio mais consistente o creme fica.
Decorar com banana desidratada e amendoim tostado e servir fresquinho.Nota: o creme de avelãs ou amêndoas pode ser feito em casa ou comprado em lojas tipo Celeiro.