E do meu fascínio por doces que incluam pão ou brioche surge mais uma proposta, que, não obstante apresentar uma textura bem mais firme, conservando a forma das fatias usadas, mostra-se tão deliciosa e interessante, que seria imperdoável não partilhar.
Daí serem chamadas de tostas e se mostrarem perfeitas tanto para um pequeno almoço bem especial, como para um lanchinho menos convencional e brutalmente delicioso. 

O delicado recheio de ricota com frutos vermelhos conferem a estas doces sanduíches um carácter único, reforçado pelo preparado que as envolve e o toque do forno.

Nada melhor do que experimentar!

TOSTAS DE RICOTA E FRUTOS VERMELHOS


Ingredientes
(4-6 doses)

8-10 fatias finas de pão d’ avó
Manteiga
200 gr de queijo ricota
3 colheres (sopa) de doce de frutos vermelhos (de preferência caseiro)
2 ovos
3 colheres (sopa) de geleia de agave
200 ml de natas ligeiras
1 colher (chá) de extracto de baunilha
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho (Maizena)
Raspa de lima
Mirtilos, sementes de papoila e pistáchios, para decorar

Preparação

Começar por misturar o ricota com o doce de frutos vermelhos. Reservar.
Levar as fatias de pão ao forno ou à torradeira e deixar tostar ligeiramente. Retirar e barrar com pouca manteiga. Deixar arrefecer e barrar, bem generosamente, com a pasta de ricota e frutos vermelhos, formando sanduíches.
Misturar o amido de milho com o leite, até ficar bem desfeito e envolvido.
Misturar os ovos batidos com a geleia de agave, as natas, o extracto de baunilha, a raspa de lima e  a mistura do leite com o amido de milho. Envolver muito bem.
Untar com manteiga uma travessa de cerâmica de ir ao forno e dispor as sanduíches, sobrepondo-as ligeiramente.
Verter o preparado líquido por cima e deixar repousar 10-15 minutos.
Levar ao forno cerca de 15-20 minutos, até o preparado estar firme e douradinho. Atenção para não deixar que o pão que está fora do preparado toste demais. Se necessário colocar papel de alumínio por cima a meio do tempo.
Retirar do forno, polvilhar com pistáchios triturados grosseiramente e tostados e com um pouco de sementes de papoila. Decorar com mirtilos frescos e servir morno.
Acompanhar com doce de frutos vermelhos.