As diferentes formas de consumir legumes são uma mais valia fundamental para quem quer oferecer à família esta parcela essencial da tabela alimentar, e conseguir que a comam de bom grado.
Porque temos de nos render ao básico do cozido, que poucas vezes é apreciado, se o saltear, grelhar ou assar são métodos bem mais convincentes?
Juntando os complementos que claramente enaltecem o seu sabor torna-se muito mais fácil e eficaz integra-los na nossa alimentação.
Neste caso, andava há imenso tempo com o creme de abóbora assada da Amélia, do blog No Leftovers, na cabeça. Foi juntar-lhe os pozinhos de Ras El Hanout, que a Ana, do Dona Delicia – Atelier de Sabores, me trouxe de Marrocos, mais um ou outro toque a gosto, e saiu um intenso e delicioso creme, que é claramente a alma desta proposta.
Ainda não foi desta que estreei a máquina de fazer massa mas, dada a qualidade do resultado, acho que estou desculpada.
E mais uma vez se confirma que os legumes nunca podem ser considerados  chatos, bem pelo contrário.
Obrigada meninas pela inspiração!

 

 

BERINGELA RECHEADA COM FARFALLE, CREME DE LEGUMES E RAS EL HANOUT

Ingredientes

(4 pessoas)
400 gr de abóbora (usei Hokaido)
1 cebola roxa
3 dentes de alho
1 pimento vermelho picante, pequeno
2 beringelas
2 folhas de louro
2 colheres (sopa) de salsa fresca
1 colher (café) de sementes de cominhos
1,5 colher (café) de mistura Ras El Hanout
1/2 colher (café) de açafrão
200 gr de queijo ricota
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 lima
Sal
Pimenta
Azeite
Massa farfalle (lacinhos) para 4 pessoas
2 colheres (sopa) de uvas passas, pequenas
Sementes de sésamo preto
Salsa para polvilhar
Pão rústico/saloio, fatiado

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Começar por preparar o molho de forma a acentuar o seu sabor, misturando umas 3-4 colheres de sopa de azeite com os dentes de alho esmagados, as folhas de louro partidas, o sumo de meia lima, uma boa pitada de sal, as sementes de cominhos, o açafrão e a mistura ras el hanout. Reservar.
Preparar os legumes: tirar a casca à abóbora e corta-la em pedaço pequenos (não deitar fora as cascas), descascar a cebola e pica-la grosseiramente e cortar o pimento em quatro.
Abrir a beringela o sentido do seu comprimento e, com cuidado, retirar o seu “miolo”. Começar por usar uma faca, nas extremidades, e retirar a polpa com uma colher, sem furar a pele.
Juntar a polpa da beringela aos restante legumes já cortados, adicionar a salsa, colocar tudo numa assadeira de forno, regar com o molho, envolver bem e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até os legumes estarem bem moles e cozinhados.
Enquanto os legumes assam, levar a cozer a massa num tachinho com água, sal e um fio de azeite. Quando estiver al dente retirar da água.
Retirar os legumes da assadeira, colocar num processador ou liquidificador juntamente com o ricota, duas colheres de sopa de parmesão e quatro colheres de sopa da água da cozedura da massa e triturar tudo. Retificar temperos e se o creme estiver demasiado grosso acrescentar mais água da cozedura da massa.
Entretanto, aumentar o forno para 220ºC. Com um descascador de legumes laminar um pedaço de casca de abóbora, colocar na assadeira dos legumes (se tiver demasiado molho retirar um pouco) e levar a assar, até estarem ligeiramente crocantes, sem deixar que queimem.
De seguida envolver o creme de legumes na massa e juntar as uvas passas.
Rechear as beringelas com o preparado, polvilhar com o restante parmesão e levar ao forno, 5-6 minutos, até a beringela amolecer um pouco.
Retirar do forno, distribuir as tirinhas da casca de abóbora por cima, polvilhar com sementes de sésamo e salsa picada.
Servir com o pão bem tostadinho e pincelado com azeite, alho e salsa.Nota: O Ras El Hanout, é uma mistura marroquina de várias especiarias diferentes, podendo ser feita em casa. Não sendo possível encontrar pode mais facilmente ser substituída por Mistura de Especiarias Marroquina (à venda na Tiger, por exemplo).