Um exemplo perfeito do típico “fruto da época” é a castanha. Um fruto de características muito particulares, que raramente se come crú (apesar de ser delicioso desta forma) porque é realmente muito chato de descascar, tem uma densidade e sabor únicos e dá origem a ótimos pratos, tanto doces como salgados.
É um fruto versátil e muito bonito dentro do seu ouriço. Visita-nos todos os Outonos e tem direito a um evento onde é a personagem principal, o reconfortante Magusto.
Foi durante muito tempo peça central da alimentação das povoações mais rurais, e curiosamente também dos seus animais.
A sua abundância, qualidade e poder saciante eram bem aproveitados, e antes da batata chegar à europa, a castanha teve um papel crucial na mesa portuguesa.
Esta edição do “Dia Um… Na Cozinha!” convidou à execução de uma Iguaria com Castanhas.
Confesso que as uso muito mais em pratos salgados ou simplesmente assadas. Também já as utilizei em bolo, mas para este desafio apeteceu-me um doce, bem indulgente e cremoso. Algo mais aconchegante para estes dias já bem escurinhos.
Surgiu então a vontade de uma mousse. A associação ao chocolate foi quase imediata e o toque do cardamomo caiu que nem uma luva, conferindo um interessante aroma exótico, algo cítrico até.
A sua textura é bem cremosa, com grande densidade, e o seu sabor uma verdadeira delícia ali situada entre o doce suave e o exótico, transmitindo sensações quentes. Não se assemelha à tradicional mousse e é ideal para paladares eventualmente mais ousados.
Por motivos evidentes também não ficaria mal chamar-lhe “Mousse 3 Cs”. Afinal são as iniciais destes ingredientes que combinam tao bem quanto sabem. Se isolados são ótimos, juntos ficaram perfeitos e o meu palato agradeceu imensamente.Sai um copinho para S. Martinho!

 

MOUSSE DE CASTANHA, CHOCOLATE E CARDAMOMO

 

 
Ingredientes
(4 copinhos)

250 gr de castanha
4 colheres (sopa) xarope de ácer
1 colher (sopa) de cacau
100 gr de chocolate de culinária (70% de cacau)
120 ml de natas ligeiras
7-8 bagas de cardamomo
3 claras, grandes
1 pitada de sal fino
Lascas de côco torrado e amêndoa inteira para decorar

Preparação

Cozer as castanhas em água temperada com um pouco de sal. Quando cozidas descascar ainda quentes. Deixar arrefecer um pouco, acrescentar o xarope de ácer e o cacau e triturar num processador até ficarem bem desfeitas, numa espécie de pasta. Reservar.
Levar as bagas de cardamomo a tostarem no forno ou num tachinho em lume brando. De seguida abri-las, retirar as sementes e desfaze-las muito bem num almofariz até reduzirem a pó. Se persistirem pedaços maiores, passar por um coador e aproveitar apenas o pó mais fino. Reservar.
Cortar ou triturar o chocolate em pedaços pequenos. Levar as natas a lume brando e aquecer, sem deixar ferver. Retirar do lume e verter sobre o chocolate em pedaços. Deixar repousar 1 minuto e de seguida mexer bem, até se obter um preparado cremoso, com o chocolate totalmente derretido e envolvido nas natas.
Juntar o chocolate à pasta de castanhas, acrescentar o cardamomo e triturar um pouco mais até estar tudo bem envolvido, num creme homogéneo.
Bater as claras em castelo com uma pitadinha de sal, e envolver cuidadosamente no preparado anterior, com uma espátula.
Colocar a mousse em copos ou tacinhas e levar ao frio.
Laminar a amêndoa com pele e levar a alourar num tachinho com umas gotinhas de azeite. Deixar tostar ligeiramente, retirar e deixar arrefecer.
Antes de servir decorar com as lascas de côco, a amêndoa e umas gotas de xarope de ácer.