Das imensas marcações que fiz assim que chegou o livro “Plenty More” do Yotam Ottolenghi, a Salada  de Tomate e Romã foi das primeiras a executar. Cativou desde logo pelo seu aspeto bem simples mas igualmente vibrante.
Com as devidas adaptações resultou numa incrível salada vermelha, e ainda que a tenha feito há alguns meses só agora surgiu a oportunidade e vontade de a publicar. Seria uma pena deixar passar esta época sem que esta partilha pudesse aparecer, destacando um fruto desde sempre muito ligado à mitologia, simbolizando sorte, fertilidade e prosperidade, e que na pratica nos presenteia com sais minerais essenciais e várias propriedades diretamente associadas ao seu poder altamente antioxidante.    
 
No fundo é uma salada muito simples onde a romã sobressai e reforça o tom vermelho do prato e que dá o nome à vibrante salada. Em cada colherada  a mescla de sabores e a imensa textura explodem na boca. É um imperdível misto de Verão e Outono. 
O bulgur de cogumelos foi uma forma pessoal de incrementar valor nutritivo ao prato, diversifica-lo e enriquece-lo também em termos capacidade saciante. 
 
Esta proposta encaixa na perfeição no espírito da rubrica “Inspirar & Nutrir”, do site de Nutrição Feminina da Carla, apresentando-se bem simples de executar e repleta de saúde. Não deixem de conhecer esta e outras propostas bem diversificadas e interessantes aqui.
Aconselho também o livro – Plenty More – de onde surge esta inspiração, repleto de excelentes receitas, numa abordagem bem completa e nova sobre os legumes e diferentes formas de os confecionar.




































SALADA VERMELHA COM BULGUR DE COGUMELOS

Ingredientes


(4 doses)

|Salada
200 gr de tomate coração de boi
200 gr de tomate chucha
1 pimento vermelho
1/2 pimento amarelo
1 cebola, média
1 romã, grande
2 dentes de alho
Oregãos frescos
1 colher (sopa) de sumo de limão
1 pitadinha de pimenta cayena
Azeite
Vinagre balsâmico intenso
Sal

|Bulgur
Água
250 gr de bulgur
120 gr de cogumelos paris
Azeite
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal 
Pimenta
Hortelã fresca

Preparação

Começar por levar a cozer o bulgur  num tachinho com água temperada com sal, um dente de alho e uma folha de louro partida, de acordo com as indicações da embalagem. Quando cozido, escoar a água e soltar os grão com um garfo. Reservar.

Colocar um fio ligeiro de azeite numa frigideira antiaderente ou numa wok, com o dente de alho apenas partido ao meio, e acrescentar os cogumelos cortados em quartos. Temperar com uma pitadinha de sal e outra de pimenta e deixar saltear até amolecerem. Retificar temperos, rejeitar o alho e juntar ao bulgur. Acrescentar 3 folhinhas de hortelã finamente cortadas e mexer bem.

Preparar a salada, cortando para um recipiente grande, os tomates, os pimentos e a cebola em cubinhos bem pequenos (0.5cm).

Preparar o molho juntando os dentes de alho esmagados, um boa pitada de sal, o vinagre, o sumo de limão, o azeite e a pimenta. Mexer bem, verter sobre os legumes e envolver.
Colocar a salada numa taça de servir, salpicar com mais sementes de romã e folhas de orégãos frescos, temperar com um fio bem ligeiro de azeite.

​Servir a salada acompanhada do bulgur de cogumelos.
 
Nota: a receita original incluía Melaço de Romã (1,5 colher de sopa), no molho da salada. Trata-se de  um ingrediente muito usado na cozinha do médio oriente, em pratos de legumes e carnes. Como não encontrei, substitui por um vinagre balsâmico mais intenso.