Esta receita será das poucas que subverte ligeiramente uma das minhas regras do blog: só publico o que gosto, de fazer e de comer.
Pois bem, eu não gosto de Pão de Ló seco, como lhe chamo. Se não o como, logo não o faço.

Então porque partilho aqui esta receita? Bem, porque é uma receita frequentemente pedida por amigos, conhecidos, seguidores do face… Porque é uma receita que, não me dizendo muito, diz bastante a muita gente. Principalmente por isso. Mas também porque, dentro do género, diz que é uma boa receita, resultando fôfo e leve.

Este tipo de pão de ló é talvez dos bolos que mais vi fazer na família enquanto miúda. Na verdade nunca me disse muito depois de pronto, mas não é possível esquecer o sabor da massa enquanto crua, e da delicia que era lamber a taça e a colher depois da tia o verter na forma. 
Esta receita foi-me dada por outra tia, que o faz sempre e se espanta quando eu o defino como seco. De facto não é dos “piores” nesse sentido, e toda a gente gosta. Seja o marido que o acompanha com leite quente, a prima que o come com queijo ou a tia com um café quentinho. 
Pela sua textura e “neutralidade” de sabor é também um excelente bolo para usar em sobremesas de camadas tipo trifle.  

Fiquem com um pouco desta simples tradição, bastante enraizada no Norte, muitas vezes cozido em forma/alguidar de barro forrado a papel, que é presença obrigatória nas nossas festividades mais importantes.

PÃO DE LÓ


Ingredientes
(10-12 fatias)

12 ovos (6 inteiros + 6 separados)
220 gr de açúcar (a receita original indicava 300gr)
200 gr de farinha sem fermento
1 colher (chá) de fermento

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar uma forma de chaminé com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar.
Bater os ovos, as gemas e o açúcar durante 10 minutos. Reduzir a velocidade da batedeira, acrescentar a farinha e o fermento e bater um pouco mais, até estar bem envolvido.
Bater as 6 claras em castelo e envolver delicadamente na massa.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos (é importante não deixar cozer demais).
Fazer o teste do palito e retirar do forno.
Servir, só ou acompanhado.

Nota: Se possível fazer sempre esta receita com ovos caseiros. Desta vez não me foi possível, mas faz toda a diferença tanto em termos de cor como de sabor.