Sabem aquela coisa de não apreciarmos um determinado alimento, mas por algum motivo sentimo-nos impelidos a investir nele. Comigo é frequente acontecer, essencialmente quando falamos de ingredientes que garantidamente nos trazem coisas boas.
Acontece-me com alguns, curiosamente não acontecia com o aipo. Cá em casa é muito raro consumir aipo. O seu curioso odor nunca reuniu muita apreciação e apenas é usado em doses mínimas numa massa muito especial. Ou era, porque depois desta sopa as coisas mudarão.
Nesta receita era ou não era. Não fazia sentido estar a suprimir o aipo já que era um dos ingredientes centrais. Resolvi aplica-lo exactamente como indicava na receita.
O aroma era bem forte, mas equilibrado pelo sabor da relação feijão-carne.Depois de um Natal com sol e sem o frio apregoado, a última semana do ano começou bem chuvosa e barulhenta.
Esta sopinha que aguardava publicação encaixou que nem uma luva, dando ao organismo uma ajudinha no detox tão necessário nesta altura, dadas as reconhecidas propriedades diuréticas e desintoxicantes da marcante verdura.Das mais cremosas e aromáticas dos últimos tempos que, sinceramente, não precisa da salsicha para nada. Deliciosa! 

 

SOPA DE FEIJÃO À FRANKFURT
(Receita alemã do livro “Cozinha Internacional”, da Impala)
Ingredientes
500 gr de feijão branco
2.5 l de água
100 gr de carne de vaca
1 cenoura, cortada em pedaços
1 talo de aipo, cortado em pedaços
4 tiras de bacon, cortadas em pedacinhos
2 cebolas pequenas, cortadas em pedaços
Sal
Pimenta branca
4 salsichas, tipo Frankfurt (usei de aves)
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
2 colheres (sopa) de azeite
Sementes de papoila
Preparação
Demolhar o feijão de um dia para o outro.
Levar a água a ferver e acrescentar o feijão e a carne.
Deixar cozer cerca de 50 minutos a uma hora. Acrescentar a cenoura e o aipo e cozer mais 30 minutos.
À parte, fritar o bacon no azeite, até ficar estaladiço e acrescentar a cebola. Deixar refogar um pouco até a cebola amolecer. Retirar do lume e reservar.
Retirar a carne (se gostar de a sentir na sopa pode deixar), triturar o caldo de legumes com a varinha mágica, até ficar bem homogéneo e adicionar de seguida o bacon com a cebola. Temperar a gosto com sal e pimenta.
Adicionar as salsichas em rodelas e deixar cozinhar 5 minutos.

Retirar do lume, polvilhar com salsa picada e sementes de papoila. Servir.Nota: em relação à receita original, apenas substitui o caldo de carne por carne de vaca, e introduzi as sementes de papoila no final.