Para que os miúdos possam abusar um pouco mais nas festinhas, sem que a absorção de quantidades industriais de açúcar seja uma preocupação para os pais, esta proposta vem tirar partido das chamadas trufas energéticas/saudáveis, adaptando-as à realidade infantil.
Fazendo alguns twists ao nível do aspecto e acessórios, conjugando sabores ligeiros e texturas que tenham boa aceitação ao palato dos mais pequenos, surgem umas bolinhas que, à semelhança dos Cake Pops, os impele à prova. Daí o nome de Trufa Pops, que, não possuindo açucares mas garantindo o devido aporte energético e nutritivo, se mostram ideais para adoçar e animar os dias dos miúdos.
Estas deliciosas bolinhas dão forma à rubrica semanal Inspirar & Nutrir, do site de nutrição da Dra. Carla Fernandes, e apesar de poderem encaixar num ambiente mais infantil, farão, igual e seguramente, as delícias de qualquer adulto.
Porque os ares primaveris já se começam a sentir e porque fazê-las é do mais fácil que há, aconselho vivamente a experiência. Por cá fizeram sucesso!

TRUFA POPS (Cenoura, Côco e Amêndoa)

Ingredientes

(7-8 trufas)

2 cenoura médias
2 colheres (sopa) de côco ralado + 1 para polvilhar
2 colheres (sopa) de amêndoa ralada
2 colheres (sopa) de manteiga/pasta de amêndoa, caseira
6 tâmaras, sem caroço e previamente demolhadas durante 30 minutos
1 pitada de canela
1 pitada de gengibre
1 colher (sopa) de grué de cacau
50 gr de chocolate de culinária (70%) de cacau

Preparação

Descascar, ralar e espremer bem a cenoura para que perca o máximo de liquido possível.
Num triturador/processador colocar todos os ingredientes, à excepção do grué de cacau e do chocolate, e triturar até se encontrarem perfeitamente envolvidos e formarem uma pasta algo densa. Se a pasta estiver demasiado fina, acrescentar mais uma colher de côco ralado.
Com as mãos formar bolinhas um pouco maiores que brigadeiros.
Misturar uma colher de sopa de côco ralado com o grué de cacau e passar as trufas na mistura até estarem bem preenchidas. Levar ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Entretanto derreter o chocolate em banho maria e quando estiver perfeitamente liquido usar para decorar as trufas a gosto, mergulhando-as parcialmente no chocolate ou “pintando-as” com ele.
Esperar um pauzinho em cada uma e colocar na base/prato de servir.
Conservar no frio.