Este é um dos mais conhecidos clássicos britânicos que povoa alguns dos meus livros mas que ainda não tinha chegado ao meu forno.
Basicamente é o equivalente ao nosso pão de ló, que facilmente se traduz para bolo esponja, mas acrescenta gordura na sua composição.
Tinha experimentado fazer curd de tamarilho, já que é um fruto que abunda por cá no inverno, e entendi que combinava muito bem com um bolinho de massa seca, as suas natas e morangos. Sendo estes dois últimos ingredientes uma companhia muito frequente dos Sponge Cakes, principalmente na versão Victoria, usando fruto vermelho em compota.
Não é difícil de perceber porque sempre fui adiando experimentar este clássico. Olhava para a textura da massa e achava-a… pois… bem seca!
Avessa que sou a esta sensação quando saboreio um bolo, ainda não me tinha atrevido. Posto isto, o curd de tamarilho deu-me a confiança necessária para concluir que bem acompanhado até é um bolo para ser interessante.
Lá fiz e o resultado está à vista! Ainda que ache a massa, por si só, efectivamente seca, foi um bolinho que soube bem e vale pela interacção que cria com o recheio.
Gostei e apreciei. É um bolo bem simples com resultados muito bonitos e elegantes.Primavera é para ti. Decide-te por favor!!!

 

SPONGE CAKE COM MORANGO E CURD DE TAMARILHO
(Adaptado da receita Classic Sponge Cake, do livro “Delia’s Cakes“, de Delia Smith)

Ingredientes
(8-10 fatias)

|Massa
2 ovos, grandes
115 gr de açúcar
115 gr de manteiga amolecida
115 gr de farinha
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de extracto de baunilha

|Curd de Tamarilho
80 ml de sumo de tamarilho
30 ml de sumo de limão
3 ovos
100 g de açúcar
50 g de manteiga à temperatura ambiente

|Recheio
200 ml de natas
80 gr de açúcar em pó + para decorar
10-12 morangos grandes

Preparação

Começar por preparar o curd que deve ser feito com antecedência.
Levar ao lume, em banho maria, os ovos bem misturados com o açúcar, o sumo de tamarilho e o sumo limão. Mexer sempre para não ganhar grumos, até engrossar. Pode demorar cerca de 8-10 minutos.
Retirar do lume e incorporar a manteiga cortada em pedaços pequenos. Mexer até a manteiga estar bem derretida e envolvida no creme.
Colocar num frasco esterilizado, fechar bem e deixar arrefecer com a tampa virada para baixo. Refrigerar. Dura cerca de 15 dias no frigorífico.
De seguida bater as natas do recheio até ficarem firmes e adicionar o açúcar. Bater um pouco mais e colocar no frio até usar.
Para o bolo: pré-aquecer o forno a 170ºC.
Untar com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal, também untado, de duas formas redondas de 18 cm de diâmetro. Reservar.
Peneirar a farinha e o fermento para um recipiente, permitindo que arejem bastante. Juntar os restantes ingredientes e com a batedeira misturar tudo até a massa ficar cremosa e homogénea (evitar bater demasiado).
Distribuir o preparado em igual quantidade pelas formas, e levar ao forno cerca de 25 minutos. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno.
Passados 30 segundos passar a faca delicadamente pela lateral para soltar a massa da forma. De seguida retirar das formas e coloca-los sobre uma grelha de arrefecimento, com o fundo virado para cima.
Se os bolos formarem altos acentuados no topo, aparar pelo menos um, que será o disco da base.
Montagem:

Espalhar as natas generosamente sobre o disco inferior, dispor os morangos e de seguida espalhar o curd a gosto.
Colocar o segundo disco por cima, polvilhar com bastante açúcar em pó e decorar com morangos.
Servir.Nota: para um melhor resultado do recheio, colocar a embalagem das natas 15 minutos no congelador antes de bater.