Os bolos saudáveis tem marcado forte presença por cá. As experiências vão surgindo em reação à conjugação de alguns factores e como resposta a necessidades várias.
Este mês coincidiu com a vontade da Carla em explorarmos e apresentarmos uma proposta de bolo sem açucares, sem gluten e sem lácteos, para rubrica semanal Inspirar & Nutrir, do seu site Nutrição Feminina.
Como alternativa aos doces tradicionais, podemos explorar versões consideravelmente mais benéficas para o corpo, sem comprometer o sabor.
Em relação à textura, o facto de ser um blondie (que para os mais distraídos é uma espécie de “brownie loiro”) recebe a densidade do feijão na perfeição. Naturalmente que com os ingredientes usados obtemos uma massa densa mas simultaneamente leve. O feijão confere alguma densidade mas a cenoura e o côco dão leveza e muita frescura, juntamente com a lima.
Nesta versão continua presente o intuito de conferir bastante aporte proteico ao produto final, para o que recorri ao feijão branco, depois de ter ficado bastante indecisa entre este e o grão de bico. Concluo que correu muito bem assim.
Eu, que me confesso apaixonada por bolos densos, admito que a frescura desta massa me convenceu por completo. É intensa e altamente aromática. Calhando ser perfeita para um fim de treino onde que o calor já se começa a fazer sentir. 
As provadoras oficiais destas opções são sempre as mesmas e, mais uma vez, aprovaram estes quadradinhos-maravilha, cuja simplicidade de execução não permite desculpas para não experimentar.







































































BLONDIE DE FEIJÃO BRANCO E CENOURA


Ingredientes
(10-12 doses)

300 gr de feijão branco cozido

1 cenoura, média, crua e ralada finamente
2 ovos
6-7 tâmaras medjool jumbo
3 colheres (sopa) de côco ralado
2 colheres (sopa) de óleo de côco
2 colheres (sopa) de amêndoa ralada
1 colher (café) de extracto de limão (opcional)
Raspa de 1 lima
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de fermento
1/2 chávena de amêndoa palitada 
1/2 colher (sopa) de sementes de sésamo
 
Preparação


Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga uma forma quadrada (20x20cm) e forrar com papel vegetal também ligeiramente untado.
Colocar as tâmaras, sem caroço, em água morna cerca de 30 minutos. Passado este tempo, escorre-las bem e leva-las a triturar até ficarem desfeitas num preparado uniforme. 
Retirar o feijão da lata, passar por água e deixar a escorrer bem.
Colocar o feijão na trituradora e processar até estar bem desfeito. Acrescentar os ovos, o côco, a amêndoa ralada, a cenoura ralada, o óleo de côco derretido, o extracto de limão, a raspa de lima, e o sal e triturar até estar tudo perfeitamente envolvido num preparado homogéneo. É suposto ficar ligeiramente líquido.
Acrescentar o fermento e envolver rapidamente na massa.
Verter o preparado na forma, distribuir a amêndoa laminada e as sementes de sésamo por cima e levar ao forno cerca de 20-25 minutos.
Verificar com um palito se a massa está cozida e retirar do forno.
Deixar arrefecer, retirar o papel vegetal delicadamente, cortar em quadrados e servir.

Nota: a massa é densa mas delicada, pelo que é aconselhável algum cuidado a manuseá-la.
Nota_1: para uma opção vegan substituir os ovos por “ovos” de linhaça. Podem ver aqui como fazer.