Temos de admitir que, polémicas à parte, o Sr. Jamie Oliver faz coisas muito boas e bem feitas. Seja na cozinha ou na consciência social.
Vão surgindo medidas e resoluções a favor da saúde pública, que, tudo indica, a ele se devem. Vão surgindo novos indicadores e padrões alimentares, a fim de combater a obesidade, que em muito tiveram o seu dedinho. Independentemente de tudo o resto que se vai lendo e ouvindo, este chef faz mexer, parece-me, no sentido certo.
Contribuindo ainda enormemente para a nossa felicidade com excelentes receitas!
Estou a falar de saúde à mesa, de alimentação consciente e cuidada, e trago-vos um bolo?!
É verdade!
Talvez porque a excepção faça parte de qualquer dieta saudável e regrada. Porque de vez em quando precisamos de dar algo doce ao corpo para que os dias de maior rigor possam ter real significado. Porque só assim faz sentido.
Se o Jamie é o autor desta receita, quem me a apresentou foi o Célio. E mais tarde a Patrícia, sem saber, relembrou-me que esta maravilha estava na interminável lista de receitas a executar.
O bolo é lindo, como podem ver nestes dois deliciosos blogs, conta com sabores que adoro e tem a particularidade de incluir como ingrediente central um legume que, até o fazer, nunca havia provado, a Pastinaca (palavra esta que me cria uma estranha dislexia!).
Trata-se de uma bonita espécie de cenoura branca, também denominada de Cheróvia, pouco comum na nossa agricultura e alimentação, que apaixona os mais curiosos.
Encontrei-a no El Corte Inglês, trouxe-a, guardei-a no frigorífico e fiquei uns dias a pensar se lhe dava um fim doce ou salgado. Quando revi este bolo não resisti e zumba, lá teve de ser.
É um bolo delicioso, ligeiro na textura e intenso no sabor. A conjugação com o queijo creme perfumado com mel torna-o mais especial ainda.
Foi um bolo que apaixonou e por isso só posso agradecer aos três. Muito Obrigada por esta delícia!

 

BOLO DE PASTINACA, AVELÃ E MEL

(Receita/Versão do Sweet Gula)

Ingredientes

(10-12 fatias)
|Massa
150 g de açúcar amarelo
80 ml de azeite extra virgem
3 ovos
30 ml de mel
175 g de farinha sem fermento
1 colher (chá) de fermento
150 gr de pastinaca, ralada
100 gr de avelãs, ligeiramente tostadas
|Cobertura
150 gr de queijo creme
75 gr de açúcar
4-5 gotas de sumo de limão
1/2 colher (sopa) de mel

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhe com farinha uma forma rectangular. Reservar.
Picar grosseiramente 75 gr de avelãs e reservar.
Bater os ovos com o açúcar, o azeite e o mel, durante alguns minutos, até obter um creme leve e fôfo.
Adicionar a farinha, o fermento, as avelãs picadas e a pastinaca ralada. Envolver delicadamente no preparado anterior.
Verter a massa na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos, até que o bolo fique cozido e ligeiramente dourado. Fazer o teste do palito, antes de retirar do forno.
Retirar e deixar arrefecer na forma cerca de 10 minutos. Desenformar, colocar sobre uma grelha e deixe arrefecer completamente.
Para a cobertura, bater ligeiramente o queijo creme com o açúcar em pó. Adicionar o mel e algumas gotas de limão e envolver até obter a consistência desejada.
Espalhar a cobertura a gosto sobre o bolo frio e polvilhar com as restantes avelãs picadas. Servir.