A nectarina está no grupo dos meus frutos de eleição. Quando era miúda, por aqui, apenas tinhamos pêssegos, e recordo que adorava o seu sabor mas tinha de os esfregar muito bem até perderem aquele pelinho para os conseguir comer como gostava.

A partir do momento que conheci os belos pêssegos carecas, mais tarde chamados de nectarina, acho que quase nunca mais toquei num pêssego peludo!
Não são iguais. Na realidade, o pêssego é mais sumarento e, normalmente, mais doce que a necatrina. É também menos firme e mais bonito na cor da polpa. O que não aprecio mesmo é o pêlo, e confesso que adoro a firmeza da nectarina.

Quando vi o tema do mês de Julho da Marta, comecei logo a pensar em algumas propostas com pêssego/nectarina e admito que esta não estava no topo da lista. Simplesmente, num vipe, apeteceu fazê-la para sobremesa, ainda que seja um prato habitualmente consumido ao pequeno-almoço.
Basicamente é uma versão bem incrementada da nossa rabanada. Neste caso é recheada e vai ao forno.

Sou declaradamente fã de sobremesas com pão e neste contexto, em que o queijo é parte essencial, melhor ainda.
O contraste da intensidade do camembert com a doçura da nectarina em calda, ao que ainda acrescenta aquele toque mais ácido do mirtilo, criou aqui uma proposta divinalmente boa.
Tenho pena que o iogurte tenha impossibilidade uma boa visualização do interior das tostas, que estava francamente delicioso.

Estes doces primos, o pêssego e a nectarina, são frutos de Verão dos mais apreciados, cheios de boas propriedades e grande versatilidade, prestando-se a alguma diversidade de pratos.
Sabe tão bem simplesmente agarra-los e comê-los à dentada, como devidamente envolvidos num bom docinho.
São ingredientes que transpiram Verão e acredito nos tragam excelentes recordações.

 

 

FRENCH TOAST DE CAMEMBERT, MIRTILO E NECTARINA EM CALDA

Ingredientes

(2 tostas)
4 fatias de pão de brioche
6-8 fatias de queijo camembert
15-20 mirtilos
1 ovo, grande
1/2 chávena (chá) de bebida de sabor a baunilha
1/2 colher (sopa) de mel
1 pitadinha de noz moscada
1 pitadinha de canela
Manteiga qb
Açúcar demerara qb
8-10 pedaços de nectarina em calda*
1 iogurte grego (espesso)

Preparação

*Para fazer as nectarinas em calda adaptei esta receita:
Levar ao lume 1 chávena (chá) de água com 1/2 chávena de açúcar, um pau de canela e 3 bagas de cardamomo. Deixar ferver até o açúcar diluir totalmente e juntar 3 nectarinas grandes cortadas em quartos. Deixar cozinhar cerca de 5 minutos e retirar as nectarinas para um recipiente hermético. Deixar a calda ao lume até reduzir para metade da quantidade e engrossar. Retirar do lume, deixar arrefecer e juntar às nectarinas. Fechar o recipiente e conservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar uma folha de papel vegetal sobre um tabuleiro de forno. Reservar.
Bater o ovo e juntar a bebida de sabor a baunilha, o mel, a canela e a noz moscada e mexer bem. Colocar num prato com alguma profundidade e reservar.
Para as french toasts, colocar o camembert sobre duas das fatias de brioche. Por cima do queijo espalhar 5 a 6 mirtilos em cada fatia, e colocar por cima a segunda fatia, formando assim a sanduiche. Embeber uma sanduiche no preparado do ovo e deixar estar 2-3 minutos. Vira-la e fazer o mesmo com a outra parte, de forma a que ambos os lados absorvam bem o liquido. Repetir com a segunda tosta.
Colocar as tostas, cuidadosamente, no tabuleiro e polvilhar generosamente com açúcar demerara. Levar ao forno cerca de 12-15 minutos, até o brioche estar douradinho e o queijo derretido no interior. Um minuto antes de retirar do forno colocar uma pequena noz de manteiga por cima de cada tosta e deixar derreter.
Retirar do forno e colocar no prato de servir. Quando estiver mais morno, colocar uma colherada de iogurte grego por cima e dispor nectarina em calda a gosto. Servir com mais mirtilos.