Lembro-me bem que uma das primeiras receitas que retive de forma mais marcante de um blog nosso que adoro, foi o Bolo Mármore, da Rosa.
Curiosamente, além das fotos magnificas e do bolo lindo, o que mais me marcou foi uma peça especifica da composição fotográfica. O bolo foi apresentado em cima de uma daquelas bases para proteger a mesa dos tachos quentes, que era igualzinha às que costumávamos ter quando era miúda. Salvo erro, compradas na feira pelo meu avô.
Já não me lembrava de ver peças destas e adorei a boa recordação que me trouxe. Da infância, do meu avô paterno e da boa comida servida nos tachos que tapavam aquelas bonitas bases de palha.

Este clássico é talvez dos mais executados, presentes e sempre gerador de boas sensações. Por cá nunca se fizeram muitos bolos mas lembro-me de gostar imenso deste em particular. Achava imensa piada ao efeito marmoreado.
Quando o lindo livrinho da Rosa, autora do blog Be Nice, Make a Cake, chegou, atirei-me logo à Granola e ao Bolo Mármore. Desde essa altura, posso garantir que quando me apetecem estas duas coisas são estas as receitas que faço. Adoro testar granolas, mas a da Rosa nunca mais abandonou os frascos cá de casa.

Fica esta partilha, que dispensa grandes apresentações, acompanhada de um bom café, saída de um livro especial, feito de modo artesanal com todo o carinho, único e cheio de boas ideias.
Falem com a Rosa e conheçam-no, pois vale bem a pena.

 

BOLO MÁRMORE

(Receita do “Caderno de Receitas com Chocolate”, da Rosa Cardoso/Blog Be Nice Make a Cake)

Ingredientes

(8-10 fatias)
5 ovos + 1 gema
125 gr de manteiga (à temperatura ambiente)
125 gr de açúcar
130 gr de farinha (sem fermento)
1 colher (chá) de fermento em pó
50 gr de chocolate em pó
120 gr de iogurte natural (usei grego)
Raspa de limão
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de café me pó
1 colher (chá) de extracto de baunilha

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Usei forma de bolo inglês mas pode ser feito noutra a gosto.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme fôfo e esbranquiçado. Adicionar as 5 gemas e bater bem até ficar homogéneo.
Acrescentar o iogurte e envolver bem.
Bater as claras em castelo e envolver delicadamente no preparado.
Adicionar a farinha com o fermento e envolver novamente,
Dividir a massa em duas partes iguais. A uma das partes juntar a raspa de limão e a baunilha e envolver. Na outra parte juntar a gema restante, o chocolate em pó, a canela e o café e envolver bem.
Deitar as duas massas, alternadamente, na forma, criando assim o efeito marmoreado.
levar ao forno cerca de 30 minutos, fazendo o teste do palito para verificar a cozedura.
Quando cozido, retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 25-20 minutos e desenformar.