Todos temos aqueles tipo de prato que nos agrada particularmente e aqueles ingredientes ou conjugações que nos enchem as medidas. Então nos doces é curioso ver como algumas pessoas são a cara de algumas sobremesas.

Existem os que só pedem doces de chocolate. Os da fruta. Os dos pudins e texturas mais cremosas. Os dos gelados e semi-frios. Os que só toleram bombas calóricas hiper doces e não se ficam com nada menos que isso. E os malucos por frutos secos!
Eu (além de muitos dos que referi em cima) adoro doces com pão, ou bread puddings, como são mais vulgarmente denominados. Ainda que muitas vezes se distanciem da textura do pudim, este é o nome oficial destes doces. Por cá temos o tradicional Pudim de Pão e pouco mais. Por outras paragens temos uma panóplia incrível e bem estimulante de bread puddings. Exista vontade de explorar.
Quando se estruturou o tema para esta edição do Sweet World fiquei imediatamente em pulgas! Além de não conhecer este doce e de o achar encantador, só pensava como seria extraordinário.
As expectativas mantiveram-se algum tempo pois a disponibilidade para o fazer não surgia. Dada a qualidade do doce não lamento nadinha a espera. Adorei saboreá-lo e não desiludiu nem um pouco.
O sabor vibrante e envolvente dos frutos vermelhos, a tingir e absorver o pão que se torna cremoso e delicado, criam algo que, para o meu paladar, se mostrou altamente delicioso e viciante. Servido com creme fraiche então atinge o ponto de equilíbrio perfeito.
Para estes dois mini-puddings usei a receita da Lia, reestruturando apenas as quantidades. O pão não absorveu totalmente os sucos e o efeito obtido foi de uns pudins ligeiramente marmoreados. Efeito que adorei, confesso.
É interessante ver como esta receita é simples de executar, originando, contudo, um resultado tão lindo e apaixonante. Sócia, não podias ter escolhido melhor.A cara do Verão chega a uns dias de, finalmente, partirmos de férias.
Boas para todos!

 

SUMMER PUDDING

Ingredientes

(2 mini-puddings)
5-6 fatias de pão de forma (branco), aparadas
60 gr de açúcar demerara
250 gr de framboesas
85 gr de amoras
100 gr de mirtilos
Creme fraiche para acompanhar
Frutos vermelhos para decorar

Preparação

Colocar num tachinho os frutos vermelhos juntamente com o açúcar. Levar ao lume até os sucos libertarem e começar a borbulhar. Deixar cozinhar em lume brando 4-5 minutos e retirar do lume. Deixar arrefecer no tacho.
Preparar duas mini formas (de queque ou similar) com cerca de 7 cm de diâmetro. Untar ligeiramente com manteiga e revestir com película aderente.
Cortar dois círculos de pão à medida da base das formas e forrar o fundo. Cortar em pequenos triângulos tiras de pão, da altura da forma, e forrar as paredes das formas. Ajustar bem o pão e verificar que não ficam espaços abertos, a fim de sustentar bem o recheio.
Rechear com o preparado dos frutos vermelhos até encher. Tapar com um circulo de pão e pressionar ligeiramente. Reservar algum sumo para a finalização. Tapar com película aderente e colocar um prato por cima com algum peso. Como estes pudins são pequenos apenas usei frascos vazios para criar pressão.
Deixar no frigorífico de um dia para o outro.
Desenformar com cuidado, retirar a película aderente e colocar nos pratos de servir. Verter por cima o restante sumo dos frutos, decorar com frutos vermelhos a gosto e servir fresco acompanhado com creme fraiche