Sabemos que o Outono chegou em força não só pela mudança de temperatura ou pelas cores que começam a surgir nas árvores, no solo ou no céu, pelos ingredientes e aromas que nos rodeiam por esta altura ou pela enorme e deliciosa vontade de vestir mais quentinho.
Eu, particularmente, sei que o Outono está aí quando as minhas crises de sinusite despertam e me mostram que está na horinha de me precaver.
E desta estação que tanto gosto só prescindia mesmo desta chata e incomodativa maleita que todos os anos me consegue deitar abaixo com ridícula facilidade. Curiosamente, apenas no vasto período em que estive grávida e a amamentar não fui afectada por episódios destes.Incomparavelmente mais agradável é este doce que hoje chega. Inspirado num outro que fiz em tempos, de origem marroquina, e com as devidas adaptações para os sabores e cores da estação.
É um creme bem ligeiro e saudável. Sem açúcar, sem gluten, sem lácteos e sem ovos, tem na textura e sabor bem aromático as suas principais características. A farinha de arroz confere uma leveza agradável e a canela juntamente com o gengibre e a laranja criam aquela envolvência já tão bem conhecida.

Para a rubrica do “Inspirar & Nutrir” deste mês com o tema “Doces de Colher”, pareceu-me uma excelente opção. Sazonal, nutritiva, saciante e cheia de sabor.
Resolvi adicionar um efeito crocante que abrilhanta e claramente enriquece o doce. A abóbora bem cortadinha e envolvida nos frutos secos e sementes facultam um resultado super interessante. Assim tipo uma granola rápida e mais húmida.

Aproveito e estendo esta proposta à mesa de Outubro da Marta. Porque tem abóbora e porque vale tanto a pena mergulharmos numa tacinha destas sem nenhum tipo de culpa.

Bom Apetite e Bom Outono!

CREME DE ARROZ E CACAU COM CROCANTE DE ABÓBORA
(Inspirado nesta receita)

Ingredientes 
(5-6 tacinhas)
|Creme
80 gr de farinha de arroz
60 gr de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
600 ml de bebida com sabor a amêndoa
2 colher (sopa) de cacau crú
1/2 colher (sopa) de farinha de alfarroba
50 gr de mel
1 colher (café) de canela
1/2 colher (café) de gengibre
3 casquinhas de laranja|Crocante

1 colher (sobremesa) de azeite
2 colheres (sopa) de caju natural, grosseiramente partido
2 colheres (sopa) de amêndoa laminada (com casca)
150 gr de abóbora hokaido, descascada e cortada em cubos pequeninos (1x1cm)
1 colher (sopa) de sementes de abóbora
1 colher (chá) de sementes de sésamo
1/2 colher (sopa) de mel
1 boa pitada de canela

Preparação
Para o crocante: juntar a abóbora, os frutos secos e as sementes e misturar no mel com a canela. Envolver muito bem com as mãos. Numa boa frigideira anti-aderente colocar o azeite e deixar aquecer bem. De seguida acrescentar o preparado dos frutos secos e deixar saltear mexendo sempre, cerca de 4-5 minutos, até ficarem bem dourados e crocantes.
Para o creme: colocar a farinha de arroz, a amêndoa moída e a casca de laranja num tachinho, e aos poucos ir adicionando a bebida de amêndoa, mexendo até dissolver bem. Levar a lume médio até ferver. Colocar no mínimo e mexer continuamente. Acrescentar a farinha de alfarroba e o cacau (previamente peneirados), o mel e as especiarias, mexendo sempre, com o lume no mínimo. Deixar cozinhar até engrossar, cerca de 2 minutos.
Passar o creme por um coador/passador, para suprimir possíveis grumos e retirar as cascas de laranja. Colocar em tacinhas/copinhos, deixar arrefecer e levar ao frio.
Antes de servir distribuir o crocante de abóbora por cima a gosto.
Nota: Para uma opção Vegan, usar tâmaras como alternativa ao mel.
Colocar as tâmaras descaroçadas (8-10 normais ou 5-6 medjool) de molho em água morna durante cerca de 30-40 minutos Escorre-las e levar a triturar até obter um creme o mais uniforme possível. Usar em substituição do mel.