Há coisas que obrigatoriamente fazem parte do acto de cozinhar. Algumas, contudo, mais toleráveis do que outras. Algumas, no entanto, tão insuportáveis que até evitamos fazê-las.
Por mim falo quando digo que muito raramente faço fritos. Os motivos são essencialmente dois (já esquecendo a questão da saúde): o cheiro que fica na cozinha e os gordurosos salpicos que se espalham por todo o lado.
Já conhecia o conceito da Tampa-Flor antiderrame da Kochblume, pelo que, quando recebi o contacto para estabelecer parceria fiquei bastante animada, pois há muito que gostava de ter oportunidade de experimentar o produto.
De facto é de uma utilidade e comodismo super competentes. Permite um cozinhar mais limpo e relaxado, garantindo que os transbordamentos de caldos, salpicos e afins não aconteçam. 
A forma e estrutura da tampa levam a que, os líquidos que tem tendência a fugir e verter para o fogão ou forno se concentrem na concavidade da peça, devido aos orifícios estrategicamente dispostos. Basta colocar a tampa como normalmente se coloca o testo, por exemplo. Problema resolvido e limpeza garantida.
Na primeira utilização fiquei-me por um risotto e pude facilmente verificar a eficiência do produto. Mas anseio testar em fritos e confirmar que um dos motivos para não os fazer deixou de existir. Acresce ainda a vantagem de permitir cozinhar a vapor.  
O material é silicone, logo, facilmente lavável e duradouro, e o design muito apelativo. Para conhecer mais sobre este interessantíssimo aliado na nossa cozinha, visitem: https://kochblume.eu/pt/
Quanto à receita não há muito a dizer: um simples risotto de espinafres, ligeiro mas envolvente, acompanhado de umas deliciosas almofadinhas de massa folhada, recheadas com um queijinho acabado de chegar da serra e uns belos cogumelos salteados. O presunto vem dar aquele toque final especial a uma refeição que adorei executar em boa companhia.



































































RISOTTO DE ESPINAFRES COM ALMOFADINHAS DE COGUMELOS E QUEIJO DA SERRA

Ingredientes
(3-4 pessoas)
|Almofadinhas
1 placa de massa folhada fresca (idealmente rectangular)
3 cogumelos paris, grandes
1/2 colher (sopa) de manteiga
1 dente de alho, médio
Sal marinho tradicional, by Necton
Noz moscada
Queijo da serra qb
Gema de ovo para pincelar
Sementes de papoila e salsa seca para polvilhar
|Risotto
200 gr de risotto
1 cebola, pequena
1 dente de alho, grande
Azeite
Manteiga
Sal marinho tradicional, by Necton
Pimenta preta
500 ml de caldo de legumes (quente)
80 gr de espinafres frescos
60 gr de queijo parmesão ralado
Presunto fatiado qb
Preparação


Pré-aquecer o forno a 190ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal. Reservar.
Começar por laminar os cogumelos e saltea-los na manteiga quente à qual se juntou o dente de alho esmagado. Temperar com sal, pimenta e noz moscada e deixar cozinhar até reduzirem um pouco. Retirar do lume e deixar arrefecer.  
Esticar a massa folhada e cortar em 16-18 quadrados de cerca de 5 cm de lado.
Colocar um pouco de queijo da serra ao centro de metade dos quadrados de massa folhada, não aproximando dos limites para poder fechar bem a massa. Por cima do queijo distribuir um pouco de cogumelos, já frios.
Colocar o segundo quadrado de massa por cima e pressionar as extremidades com os dentes de um garfo.
Pincelar com a gema de ovo, polvilhar com salsa seca e sementes de papoila e levar ao forno, cerca de 12-15 minutos, até estarem douradinhos e firmes.
Para o risotto, levar ao lume num tacho o azeite, a manteiga, a cebola bem picadinha e o alho esmagado. Quando começar a refogar juntar o arroz e deixar cozinhar uns minutos mexendo delicadamente. De seguida adicionar os espinafres bem laminados e envolver no arroz. 
Começando a ficar seco acrescentar uma concha do caldo de legumes, uma pitada de sal e outra de pimenta e deixar cozer. Ir adicionando o caldo lentamente durante a cozedura. Poderá demorar cerca de 15 minutos.
Quando o arroz se apresentar cozido, adicionar o queijo parmesão e meia colher de sopa de manteiga. Envolver bem e desligar o lume. 
Deixar repousar uns 3-4 minutos e servir acompanhado das almofadinhas e de lascas de presunto fatiado.