Salame em tempos de Detox.

É neste delicado contexto, e quase em véspera de Natal, que surge esta versão de um doce tão comum entre nós e tradicionalmente carregado de calorias, daquelas que tanto gostamos.
Numa fase, pré-natalícia, em que me dispus a cumprir 30 dias sem alguns ingredientes específicos, bem familiares ao meu organismo, surgiu a vontade de comer um denso e saboroso rolinho de chocolate. Adaptando, para o efeito, esta receita, já de si mais ligeira em relação às versões tradicionais.
Para quem aprecia sabores intensos esta sugestão não podia ter corrido melhor. Pouco doce e bem envolvente, recheada qb, e com o big bónus de ser saudável, veio preencher aquelas pequenas descompensações que naturalmente surgem num contexto destes.
Não possuindo lácteos, soja, trigo ou açúcar, tendo a cevada de malte a garantir o efeito adoçante, este salame passa para um dos lugares de destaque da lista dos doces saudáveis favoritos.
Mostra-se igualmente perfeito para variar das bolachinhas e dos bombons que tanto gostamos de oferecer na época natalícia, destacando-se como uma interessante e deliciosa alternativa aos doces presentes comestíveis.
De qualquer das formas experimentem e digam-me vocês!
SALAME DE CÔCO E GRANOLA 
 
Ingredientes
(10-12 fatias)
1 colher (sopa) de cevada de malte
80 gr de manteiga de amêndoa, caseira
3 colheres (sopa) de creme de côco
60 gr de chocolate negro para culinária (92% de cacau), partido em pedaços pequenos
1 colher (sopa) bem cheia de cacau magro em pó
1/2 colher (sopa) de extracto de baunilha
2 colheres (sopa) de lascas de côco tostadas
60 gr de amendoim torrado
60 gr de noz
30 gr de sultanas douradas
100 gr de granola caseira
Preparação
Num recipiente juntar os amendoins, grosseiramente partidos, a noz, as sultanas e as lascas de côco e reservar.
Levar o creme de côco a aquecer juntamente com a manteiga de amêndoa e a cevada de malte, em lume brando, mexendo sempre. Quando começar a ferver, retirar do lume e acrescentar o chocolate, mexendo bem até este derreter completamente. Adicionar o cacau e a baunilha, envolver bem e deixar arrefecer muito ligeiramente.
Misturar os frutos secos e a granola no preparado de chocolate e envolver. Ficará uma pasta algo densa. Transferir para cima de um pedaço de papel vegetal e com as mãos moldar uma forma cilíndrica. Apertar bem o papel em forma de rebuçado a fim de compactar bem o salame.
Levar a refrigerar 3-4 horas ou, idealmente, de um dia para o outro.
Antes de servir, fatiar e retirar o papel.
Conservar no frio.Nota: Usar creme de côco, não leite de côco.
Nota_1: Os frutos secos podem facilmente ser substituídos e ajustados ao gosto de cada um.