Estas trufas transitaram do ano passado e cá estão para abrir 2017. Porque gosto e porque só pode ser bom começar o ano com pressupostos destes: saúde, cor, sabor e simplicidade.
Mais um ano e mais vontade de continuar em busca de um ponto de equilíbrio que nem sempre se atinge com a facilidade desejada. Um estado que vai oscilando entre fases e momentos mais ou menos firmes e pacíficos.

Estas bolinhas trazem saúde, que é, efectivamente e sem qualquer margem para dúvida, o desejo maior que podemos ansiar.
Nem sempre nos damos alimentos saudáveis, mas continuo a acreditar que quanto mais o fizermos melhor. Se formos, ainda que lentamente, fornecendo ao nosso corpo os melhores nutrientes e suprimindo ou reduzindo qb os menos bons, vamos bem!

Só neste ponto da balança conseguimos ser felizes, quando temos prazer no que comemos. E então se um ingrediente bom não nos convence à primeira impressão? Podemos optar por desistir dele, ou então, arranjar formas de o tornar apetecível.
Com o matcha foi assim. Este pó que dá forma ao chá verde no seu estado mais puro, mostrando-se então um potente antioxidante e um conhecido acelerador de metabolismo, tem um odor e sabor que não me convencem.
Queria muito usa-lo na alimentação mais corrente, mas sendo que em bebidas tenho dificuldade em gostar, tratei de o envolver numas trufas energéticas. Os sabores dos outros ingredientes acabam por conseguir envolver e atenuar suficientemente bem o sabor do matcha, criando umas trufas bem aromáticas e agradáveis.

Para iniciar o ano e apresentar a nova imagem do blog, renovada agora ao fim de 3 anos de existência, chega um snack verde, igualmente ligeiro e simples, mas bem bem saboroso. Como se espera deste 2017.
Espero que gostem e que recebem esta nova cara, que se estende finalmente ao blog, de braços abertos.

 

TRUFAS DE MATCHA

Ingredientes

(9-10 trufas)

100 gr de amêndoas sem pele, ligeiramente tostadas
8-10 castanhas do maranhão/brasileira
7 alperces secos
2 colheres (sopa) de aveia miúda
1 colher (sopa) de malte de cevada
1,5 colher (chá) de matcha em pó
1 pitada de gengibre em pó
Raspa de 1 limão
Sumo de meio limão (pequeno)
Sementes de sésamo branco

Preparação

Num processador/trituradora colocar a amêndoa, as castanhas, os alperces e a aveia miúda e triturar muito bem até ficar uma mistura fina e o mais uniforme possível.
De seguida acrescentar a cevada de malte, o matcha, o gengibre, a raspa e o sumo de limão e voltar a triturar até a massa começar a colar ligeiramente, numa espécie e pasta granulada.
Pegar em pedaços de massa e com as mãos ligeiramente húmidas moldar pequenas bolinhas/trufas.
Passa-las pelas sementes de sésamo (não é importante que fiquem totalmente cobertas de sementes) e guardar num recipiente hermético.
Conservam no frigorífico cerca de 2 semanas.