Um dos últimos sábados do ano foi passado de forma super agradável e em óptima companhia, vivendo a oportunidade de conhecer um local muito interessante e convidativo na Azurara, em Vila do Conde.

Uma experiência tão positiva que merece (re)abrir o tópico “Inspirar/Experimentar”, que andava mortinho mortinho aqui pelo blog. Não por falta de novidades e inspirações vividas na área da restauração, mas por ausência de tempo para expressar e mostrar tudo o que gostaria.
Quem acompanha o Instagram já se habituou a 4ª feiras cheias de novos sabores que a Invicta, tão generosamente, nos vai proporcionando. Não prometendo nada, adoraria conseguir alimentar este separador do blog em 2017, relatando as experiências que mais me disseram. A ver vamos!

 


E relativamente ao VILLAZUR , um espaço dedicado à restauração com mais de 30 anos de existência, felizmente há muito para dizer.
Já com uma longa história, este recanto a dois passos do Rio Ave, passou há 3 anos a ser gerido por um jovem casal que se dedicou ao desenvolvimento do seu projecto de corpo e alma, conferindo toda uma nova dinâmica ao conceito original do restaurante.
Essa entrega é notória em cada pormenor. Desde a decoração à estruturação do menu, das bebidas à qualidade dos ingredientes e apresentação dos pratos, culminando na forma como falam deste significativo pedaço das suas vidas.
Nada foi deixado em mãos alheias e em tudo se sente o toque dedicado dos donos, que fizeram questão de se envolver até ao mais pequeno detalhe para garantirem uma oferta capaz de fazer justiça ao seu sonho.

Além da confortável esplanada que nos recebe, o espaço dispõe de 2 pisos. Sendo que o restaurante se desenvolve ao nível térreo e no andar é possível usufruir de uma cómoda e ampla sala para refeições mais reservados e eventos diversos.

Pormenor da Esplanada
Esplanada
Pormenor com história
Recantos e Pormenores

Das tapas, ou petiscos (como prefiro sempre chamar), desde os mais tradicionais aos menos usuais por terras nortenhas, todos nos deixam aquela vontade imediata de provar assim que são colocados na mesa.
Fomos brindados com umas optimas moelas, uns ovos mexidos com farinheira, panadinhos de frango, quiche de legumes, papas de sarrabulho, que dão forma a uma especialidade da casa e estavam efectivamente deliciosas, até aos crocantes de batata com maionese de ervas, que não se costumam ver por cá e deliciaram toda a mesa. São realmente viciantes estas casquinhas de batata fritas.
Até no couvert básico o pormenor faz a diferença. A manteiga é servida em forma de rebuçado! Bolinhas de manteiga embrulhadas em papel colorido que nos fazem esboçar um sorriso enquanto barramos o pão.

Couvert com Rebuçados de Manteiga
Crocantes de Batata com Maionese de Ervas
Moelas e Quiche de Legumes
Papas de Sarrabulho

 

Ainda que os petiscos imperem por aqui, há ampla margem para pratos principais de excelente qualidade. Os Filetes de Polvo com Arroz do mesmo, bem fresco, solto e apuradinho, e a carne Black Angus, tenra e suculenta, como é suposto, estavam excelentes em termos de sabor e preparação. Representam dois pratos principais que recomendo vivamente, existindo, contudo, outras diversas interessantes propostas.
Não posso deixar de realçar a sangria da casa que acompanhou a refeição, executada com frutos vermelhos frescos que lhe conferem uma frescura e intensidade muito próprias. Perigosa de tão boa que é!

Entradinhas diversas
Filetes de Polvo com Arroz do mesmo
Carne Black Angus

As belas das sobremesas apresentam-se exactamente como se querem: caseiras, frescas, saborosas e visualmente apelativas. Das várias opções degustadas, destaco o cheesecake de lima mas principal e estranhamente (para mim) o bolo de bolacha. Sendo esta uma sobremesa tão comum nos nossos restaurantes, admito que não é fácil encontra-la tão leve e deliciosa. Ainda que não faça parte das minhas sobremesas de eleição tenho de lhe dar o lugar que merece, de destaque, pois é efectivamente muito boa e delicada.

Buffet de Sobremesas
Fatias de doces diversos

Assumida a fantástica sensação com que se fica depois de uma experiência destas, só posso recomendar vivamente uma visita a Vila do Conde com repasto obrigatório no VILLAZUR.
A sua boa localização, numa zona calma e aprazível, a sua decoração elegante, encantadora e super acolhedora, e a qualidade da comida e do serviço, remetem o espaço para a lista das repetições obrigatórias. Afinal, mais e tão bom haverá para conhecer nesta deliciosa casa.

Apenas a título de conclusão fica a frase que mais repeti: “Uma excelente surpresa e aqui tão perto!”
Pois é. Adorei, e perante toda a dedicação e paixão pelo projecto que senti, só posso desejar continuação de toda a sorte.
De facto, um espaço que merece a nossa atenção!