O arroz marcou sempre grande presença cá em casa, e ainda hoje, continua a ser o acompanhamento mais frequente.
Proporcionalmente à relação tão familiar que tenho com ele, tenho-lhe também um enorme respeito, no sentido de saber como é delicado e pouco fácil fazer um bom, um óptimo, arroz.  Um arroz qualquer é simples e atingível a toda a gente, mas fazer um excelente arroz nem por isso.
Não sou propriamente uma perita em arroz e vou-me safando nos malandrinhos e nos “fritos”. Risottos depende dos dias. E gosto particularmente dos vaporizados porque me garantem aquela textura que aprecio mais.

Este mês, a Marta na companhia do Arroz Pato Real, convidam a trazer receitas com Arroz à sua mesma de Abril. Porque o desafio “Ingrediente do Mês” já faz um ano e está, portanto, de Parabéns, merece o melhor.
Resolvi começar por uma versão doce cuja inspiração começou num livro e acabou no Pintrest, sendo adaptado para algo mais ao agrado.
No estimulante “Green Kitchen Travels” vi a receita de um curioso pudim de arroz frio, que me apresentou um doce dinamarquês tradicional do Natal, o Risalamande. Depois de várias pesquisas e inspirações cheguei a esta espécie de arroz doce com amêndoa coroado por doce de frutos vermelhos.
Achei curiosa a sua conjugação de sabores e texturas, assim como a capacidade de aliarmos o carácter tradicionalmente mais “pesado” do arroz doce como o conhecemos, à leveza e vibrância dos frutos.
Fica particularmente bom tudo envolvido, e mesmo prescindindo de ovos e manteiga torna-se super cremoso e consideravelmente mais ligeiro.

Muito interessante esta sobremesa que espero seja apenas a primeira sugestão com arroz que andará por aqui este mês. É diferente e algo alternativa relativamente às versões de arroz doce mais convencionais, serve-se frio, e no doce dinamarquês original ainda se incorporam natas ao preparado base! Não o fiz mas fiquei a pensar nesse resultado. Considerando que o fruto usado tradicionalmente é a cereja, acho que lá para Junho uma reprodução fidedigna não me escapará.

Martinha, espero que agrade. Doçura, sabor e cor traz com certeza à tua mesa!

CREME DE ARROZ E AMÊNDOA COM FRUTOS VERMELHOS

(Adaptada da Receita Chilled Rice Pudding and Citrus Syrup, do livro Green Kitchen Travels)

Ingredientes

(5-6 copinhos)

|Creme de Arroz
150 gr de arroz carolino Pato Real
250 ml de água
800 ml de bebida de amêndoa
1 pitada de sal
4 colheres (sopa) de malte de cevada (ou mel, geleia de arroz, agave, etc.)
3 casquinhas de lima
100 gr de farinha de amêndoa (amêndoa moída)

|Frutos Vermelhos
100 gr de framboesa
70 gr de amoras
100 gr de mirtilos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de pimenta
Sumo de limão
1 colher sobremesa de amido de milho
Amendoa laminada torrada para decorar

Preparação

Levar a água e o arroz a cozerem num tachinho durante cerca de 2 minutos. De seguida juntar a bebida de amêndoa, o sal e a casca de lima e deixar cozinhar em lume brando cerca de 20-25 minutos até o arroz estar cozido. Ir mexendo e ter atenção para não deixar agarrar, adicionando mais bebida de amêndoa se necessário.
Adicionar 3 colheres de sopa de malte de cevada, ou outro adoçante à escolha, e envolver bem no arroz. De seguida acrescentar a amêndoa moída e voltar a mexer. Retirar do lume, rejeitar a casca de lima  e distribuir por copinhos, taças ou numa travessa de servir. Deixar arrefecer.
Para o molho de frutos vermelhos, colocar todos os frutos num tachinho juntamente com meia colher de sopa de sumo de limão, uma colher de sopa de malte de cevada e uma pitada de pimenta. Deixar cozinhar em lume brando cerca de 4-5 minutos até os frutos começarem a amolecer e libertarem o seu suco.
Diluir bem o amido de milho em meia colher de sopa de água e adicionar aos frutos. Mexer bem, deixar engrossar ligeiramente e retirar do lume. Deixar arrefecer e distribuir um pouco de molho por cima do arroz.
Colocar a amêndoa laminada por cima e servir.