Recentemente tive a oportunidade de visitar o restaurante DeCastro Gaia a convite da Zomato.​ Ainda que já ​o tivesse conhecido há vários anos num outro contexto, não te​ndo​ na altura ficado especialmente entusiasmada, esta experiência conseguiu mudar ​um pouco a​ ideia original, muito devido às alterações introduzidas no restaurante.

O espaço, que se localiza na ribeira de Gaia mesmo de frente para o Douro, possui um belissimo terraço na cobertura que se mantém e continua a funcionar como enorme mais valia. Desenvolvendo-se num ambiente bem casual e mostra-se super apetecível dadas as soberbas vistas que garante sobre Gaia e Porto. Imperdível com a chegada do bom tempo!

Vista sobre Gaia
Vista sobre o Porto

Ao nível d​o​ ambiente​​​ e pormenores de decoração​, ​entendo os melhoramentos consideráveis. O espaço encontra-se agora mais confortável, apelativo e equilibrado.

Os pratos que nos foram servidos, vários petiscos partilhados, estavam bastante bons. Desde a cavala fumada com puré de batata doce e cebola roxa, ao polvo com maionese de alhada, passando pelas lascas de bacalhau com agrião e escabeche de cebola e vinho do Porto, ou pela morcela da beira com maçã e cebola, até à trouxa de queijo amarelo com mel, todos muito bem confecionados e interessantes à sua maneira.
Sem grandes pretensiosismos, é a ideia de trabalhar os nossos ingredientes e sabores tradicionais em novas conjugações e roupagens a funcionar bem.
Na recepção podemos ainda usufruir da prova de um fantástico Queijo da Ilha de São Jorge, devidamente acompanhado com compotas dos Açores, que tão bem encantaram.

Lascas de Bacalhau com Agrião
Trouxas de Queijo Amarelo com Mel
O espaço
Queijo Ilha S Jorge

Os espargos com ovo cozido a baixa temperatura e queijo da ilha merecem o meu destaque, pelo sabor, texturas e ligeireza. Assim como a açorda de cogumelos e enchidos que se apresentava muito boa. Já o prato de carne – vitela maronesa com molho à portuguesa – não convenceu.
Nas sobremesas foram-nos apresentados clássicos super qualificados, como o bolo de chocolate sem farinha e o toucinho do céu, acompanhados por um delicioso gelado de vinho do Porto Cruz Tawny 10 anos praliné de avelã, que deliciaram.

Espargos com Ovo cozido a baixa temperatura e Queijo da Ilha
Sobremesa

Ainda que os vinhos não sejam definitivamente o meu forte, achei que o cuidado na harmonização dos pratros com alguns vinhos da marca resultou muito bem, ou não fosse o espaço também muito direccionado para a aprendizagem e experiência vínica, dispondo de uma excelente estrutura física onde desenvolvem vários eventos neste sentido.

Destaco o serviço sempre muito atento, simpático e profissional. Sente-se bastante coesão e unidade em toda a equipa. Foi uma óptima experiência vivida num óptimo ambiente, descontraído mas cuidado.
Aconselho uma visita ao Cais de Gaia com paragem no edifico Pinto Cruz, no Largo Miguel Bombarda 23, não só para uma agradável refeição garantida pelo Chef Miguel​ Castro Silva e companhia, mas para conhecerem o conceito bem mais abrangente e transversal que​ lá se desenvolve, onde a Portugalidade tende a marcar forte presença.