A ideia de aproximar regiões através do seu sabores pareceu-me logo à partida excelente. A capital começou por receber as verdadeiras Tripas seguindo-se de uma das melhores postas transmontanas. A invicta perdeu-se por entre aromas e caldos frescos, pratos robustos e muita doçura para terminar. E veremos o que chega a seguir!
No fundo é uma deliciosa troca. De sabores, de tradições, de culturas. Sempre na companhia da cerveja Bohemia que melhor se adeqúe e complemente cada prato. Este é o conceito base das Mesas Bohemia, cruzar as nossas gastronomias mais típicas através da deslocação de restaurantes verdadeiramente representativos das suas zonas geográficas, a outros pedaços de Portugal.

Aceitei prontamente o convite da marca para conhecer as iguarias do conhecido restaurante algarvio “Noélia” que tão bem decidiram trazer ao Porto. O evento aconteceu no BH Foz e deu forma a um almoço realmente agradável com umas vistas fabulosas.

Sou assumidamente apaixonada pela comida alentejana mas assumo que desconhecia completamente a genuína comida algarvia. Frequentando o Algarve como turista, no sentido de me manter nas zonas mais voltadas para a praia, o interior algarvio não me é de todo familiar. E foi este factor surpresa, o facto de não associar alguns dos pratos apresentados à comida que conheço do Algarve que mais me fascinou. Foi uma experiência rica por isso mesmo, pelo que aprendemos com o que nos ofereceram, e com o que nos foi apaixonadamente explicado pelo Rodrigo Meneses, pela Chef Noélia e pelo Sr. José Silva, que adorei ouvir.

Muxama com Gaspacho
Canja de Ameijoas

Para entrada serviram uma Tosta de Muxama de Atum com um Gaspacho de copo ligeiro. Este atum seco, também chamado de “presunto do mar”, tem um sabor interessante (não sabe a peixe), fumado e intenso, e uma textura bem firme. Acompanhou com uma Bohemia Trigo numa boa conjugação.

A Canja de Ameijoas foi efectivamente das minhas sugestões favoritas. Um caldo de arroz com ameijoas, bem temperado e super aromatizado com coentros. Simples e altamente delicioso. Gostei tanto que até o facto do arroz estar demasiado cozido perdeu valor.

Polvo trapalhão com Batata Doce
Açorda de Grão com Galinha

Seguiu-se o Polvo trapalhão com Batata Doce. Um prato de panela, reconfortante, intenso e bem apurado. Algo doce e forte, acompanhou e contrastou com uma Bohemia Bock.
A carne fez-se representar por uma Açorda de Grão com Galinha, bem rústica e típica do interior algarvio. Um prato de peso, onde o pão, também da região, constitui a base do prato e tem um papel essencial. O uso da hortelã faz toda a diferença refrescando na perfeição um prato altamente robusto, ao que a Bohemia Puro Malte se veio juntar.
Nesta fase já estava tão satisfeita que tive de moderar a quantidade para poder saborear a sobremesa.
Para finalizar brindaram-nos então com Pudim de Laranja e Amêndoa e Bolo de Alfarroba. Um bocadinho de cada serviu perfeitamente para perceber as suas intensidades. São verdadeiras bombinhas, doces qd, que tão bem demonstram o carácter da doçaria algarvia. O Pudim não fez muito o meu género mas o Bolo de Alfarroba, que estava excelente, não escapou.

Bolo de Alfarroba e Pudim de Laranja e Amêndoa
Cerveja Bohemia

Poder aprender muito mais da cozinha algarvia pelas mãos de quem sabe, poder conhecer melhor a natureza de cada cerveja Bohemia, poder, principalmente, usufruir de toda esta experiência aqui no Porto: Grande privilégio. Muito Obrigada!

Porque acho que este projecto promete, para conhecerem melhor e acompanharem as novidades visitem a página da Bohemia.