Uma das festividades populares que mais marcam, principalmente a adolescência, do pessoal do Porto é o São João. Não ouso falar por todos, naturalmente, mas não devo estar muito longe da realidade ao afirma-lo.
É das festas mais descontraídas, dinâmicas e envolventes que temos. É popular, por vezes demasiado, e fazia-nos sair à rua, descer a avenida, atravessar a ponte D. Luís, senti-la a abanar por todos os lados, e desfilar parados entre as multidões das Fontainhas e da baixa.

Não precisei de fazer este trajecto muitas vezes para sentir na pele o que realmente é o São João. É único e é perfeito para quem gosta de enormes confusões e de fogo de artifício.
Ora bem… eu abdico facilmente dos dois. Tenho de assumir. Pelo que, passados uns anos o meu São João passou a ser em casa, no nosso próprio arraial de jardim.
Decora-se a tenda, põe-se a mesa enorme de madeira, os bancos corridos saem da garagem, e os homens acendem calmamente o churrasco.
Quando o cheiro a sardinha assada se sente no ar é São João. Perfuma-se também de pimentos, entrecosto, costelinha, melão e caldo verde. O que vier a seguir é bem vindo mas não crucial.

Ao fim da noite largam-se balões e acende-se algum pequeno fogo de artificio e afins, muitas vezes de qualidade de tal forma duvidosa, que nos obriga a correr em fuga para bem longe. Pode parecer mas não é perigoso, garanto. Apenas super divertido. Este é o nosso São João. Uma festa especial que apela ao nosso lado mais dado às raízes e ao colectivo.

Para a festa deste ano resolvi fazer algumas receitas diferentes, ainda que bem frescas e ligadas ao tema.
Como não como a sardinha assada cujo cheiro adoro, quis nesta receita renovar o uso dos pimentos, associando-os à sua sardinha, neste caso de conserva. O paté é do mais simples que há, fazendo lembrar uma babaganhoush bem ligeira, pelo uso da beringela. É ligeiro, fresco e realmente saboroso.

Fica a primeira sugestão desta composição onde toda a loiça e têxtil usados são da marca KASA, lojas Continente, que mostra mais uma vez a grande versatilidade de estilos que a caracteriza, e que aliada à sua imagem actual e bem bem gira, consegue proporcionar mesas lindas e tão apetecíveis.
Outra grande vantagem? O seu preço apelativo e as promoções que regularmente decorrem. Para mesas de Verão frescas, coloridas e animadas nada como espreitar e conjugar as lindas peças das diferentes coleções da KASA.

E, claro, bom São João para todos!

PATÉ DE PIMENTO ASSADO, BERINGELA E SARDINHA

Ingredientes

(4-6 pessoas)

1 beringela média
1 pimento vermelho médio
1 pimento verde médio
1 dente de alho médio
1/2 raminho de salsa fresca
Raspa de 1 limão
Sal
Pimenta
3 mini baguetes
1 colher (sopa) bem cheio de pão ralado
1 lata de sardinha de conserva (natural)
Salsa seca para polvilhar
Tostas para acompanhar

Preparação

Assar na brasa os pimentos e a beringela. Tirar a pele, nos pimentos tirar também o interior, e deixar arrefecer.
Cortar o topo dos pães, fazendo uma espécie de V, e retirar bem o miolo. Reservar.
Levar a triturar os pimentos e a beringela juntamente com o alho, sal, pimenta, salsa fresca, miolo do pão fresco e o pão ralado. Triturar muito bem. Se o preparado estiver com muito liquido adicionar um pouco mais de pão ralado. Acrescentar a raspa de limão, rectificar temperos e mexer.
Rechear as mini baguetes com a pasta e distribuir a sardinha em pedaços por cima. Polvilhar com salsa seca e servir.