Este é daqueles doces que se destaca pelo curioso aspecto que possui, fazendo total justiça ao seu nome. Pois além da sua imagem de montanha nevada, o conteúdo não podia ser mais condizente com a denominação. Afinal, todo o recheio é bem geladinho.

Quisemos nós que o tema desta 18ª edição do Sweet World passasse por terras americanas e materializa-se uma sobremesa que há muito conhecia dos livros, o Baked Alaska.
Não sei bem porque nunca me tinha decidido a executa-lo. Sempre o achei interessante e adoro gelados, mas talvez o efeito interior, indicativo de alguma técnica associada, me dissuadisse. No fundo falamos de uma estrutura de forma semi circular, com base de bolo, interior de gelado e cobertura de merengue queimado. Simples, hã?
Simples ou complexo, mais uma vez o desafio mostra quem manda e demonstra que se quisermos a coisa faz-se e pronto!

As minhas preocupações confirmaram-se e a única dificuldade encontrada prendeu-se mesmo com a montagem final do doce. A colocação do merengue por cima do gelado deve ser rápida e ágil, por forma a evitar o degelo e incapacidade de espalhar as claras. Não usei saco de pasteleiro mas aconselho a fazê-lo. Torna-se muito mais fácil e preciso.  Consegui barrar o gelado todo de uma vez (ainda que não fosse muito pacífico, pois deram-se algumas escorregadelas) mas antes de queimar levei novamente ao frio para garantir que prendesse e evitar surpresas desagradáveis. Como o meu maçarico resolveu avariar, tive mesmo de levar ao forno, mas aconselho a usar maçarico se tiverem. Seguramente garante muito mais estabilidade ao doce.
Querendo conhecer mais sobre a origem e história que envolve o Baked Alaska, assim como dicas preciosas relativas à sua execução, o ideal é visitar o post da Lia e seguir as pistas.

Em suma, achei um doce bem interessante pelo envolvimento que faz de 3 texturas tão distintas, e delicioso pelos sabores adoptados. Optei por usar gelado de baunilha e morango porque constituem aquele clássico que adoro, a minha combinação favorita em miúda. Confesso que este doce conseguiu fazer-me viajar um bocadinho no tempo e simultaneamente questionar porque deixei de pedir gelado de baunilha-morango?! Soube bem bem.
Já em termos de aspecto visual final confesso que foi dos doces do Sweet World cujo resultado menos me agradou. Não o tinha de todo idealizado desta forma, mas não consegui gerir a textura do merengue como pretendia e acabou por ficar assim, algo parecido com um planeta de superfície irregular e cheio de crateras.
Fechei então os olhos e concentrei-me no seu sabor!

Com o Verão a bombar só vos posso aconselhar a experimentarem este docinho que a América nos apresenta, que no fundo acaba por ser bem versátil em termos de sabor, e deixarem-se deliciar e refrescar por mais um adorável Doce do Mundo.

 

BAKED ALASKA

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Bolo (Base)
2 ovos grandes
100 gr de açúcar
50 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
90 gr de farinha sem fermento
1 colher (sobremesa) de fermento

|Gelados (Recheio)
150 gr de gelado de morango de compra
150 gr de gelado de baunilha de compra
2-3 colheres (sopa) de molho/coulis de morango

|Merengue suiço (Cobertura)
3 claras, médias
100 gr de açúcar

Preparação

Começar por fazer o bolo. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma de 18 cm de diâmetro com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha e reservar.
Bater os ovos com o açúcar até obter um preparado fôfo. Adicionar o óleo e a baunilha e bater um pouco mais. Acrescentar a farinha e o fermento e envolver, sem bater. Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 20-25 minutos, até a massa estar firme e douradinha. Retirar do forno, deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar. Deixar arrefecer completamente antes de usar.
Retirar o gelado de morango do frio, deixar amolecer um pouco e bater ligeiramente para uniformizar. Forrar uma taça redonda de cerca de 15 cm de diâmetro com película aderente e verter o gelado de morango, sensivelmente até meio, alisando a superfície. Verter o molho de morango por cima do gelado e levar novamente ao congelador, cerca de 45 minutos a uma hora.
Retirar o gelado de baunilha do congelador, deixar amolecer um pouco e bater ligeiramente para uniformizar. Verter por cima do morango, alisar a superfície e levar novamente ao congelador cerca de duas horas.
Preparar o merengue. Juntar as claras com o açúcar e levar a banho-maria, no mínimo, mexendo sempre até o açúcar estar dissolvido. Transferir para a batedeira e bater as claras estarem frias e bem firmes (pode demorar alguns minutos).  Idealmente, colocar o merengue num saco de pasteleiro. É mais fácil para decorar.
Montagem: Colocar a base de bolo no prato de servir, desenformar o gelado por cima, centrado, e rapidamente espalhar o merengue pelo gelado, dando o acabamento desejado.
Queimar o merengue com um maçarico. Na falta deste, colocar o forno na função grill e rapidamente, e com muita atenção, levar o doce uns segundos ao forno até ficar douradinho.
Servir de imediato.