Sabem aquele ingrediente que se torna quase fétiche, no sentido de gostarmos tanto dele que quase já nos representa? Pois é um pouco isso que sinto com a polenta.
Já existem várias propostas de polenta por cá, mas por mim explorava-a e expunha-a ainda mais. Simplesmente porque entendo que merece.

Eu chamo-lhe polenta porque a conheci desta forma. Cá em casa nunca se usou sêmola de milho nem existiu a tradição de fazer papas ou milhos fritos como noutras zonas do país. Para mim, a polenta, que não é mais do que um tipo de farinha de milho, é um ingrediente da cozinha italiana, com pratos que considero excelentes, associada à gastronomia mais enraizada e vernácula do país.
Conhecia através do meu pai que, convencido pelas suas características de alimento saudável, a comprou para experimentar. Ficou. E tenho pena que seja um ingrediente com uma exploração muito limitada por cá. Compreendo que não seja para todos os gostos, mas também sei que se for bem trabalhada traduz-se em pratos excelentes e pode agradar muito. Além da versatilidade que apresenta, podendo contribuir para resultados doces e salgados, em confeção que pode ser simplesmente cozida, como também frita ou assada.

Confesso que a faço mais neste formato, em que fica bem firma, do que em modo cremosa. Talvez porque as versões cremosas levem, por norma, imeeensa manteiga, e isso me “perturbe” um pouco. Ainda que a melhor polenta que comi tenha sido num restaurante no Porto assim, repleta de cremosidade. E de manteiga!
Todavia, gosto de a trabalhar em cubos ou tirinhas tipo palitos de batata, até porque para levar ao forno funciona melhor.

Quando vi que o ingrediente do mês da Martinha era o Milho, automaticamente associei à polenta. Até porque milho doce não é muito a minha onda. De lata não me diz muito e em maçaroca confesso que não o seu cozinhar devidamente.
Graças a ela surgiu mais uma receita de polenta, que por cá vai andando a par dos outros acompanhamentos mais convencionais. Neste caso juntei-lhe o espinafre que este ano abunda, com o toque do salteado de pimentos e já está. O mangericão e o mozzarella fazem o resto daquela magia de sabores já tão familiar.

A cor está à vista, agora não fiquem apenas a imaginar o sabor e experimentem.

MILHOS VERDES COM PIMENTO E MOZZARELLA

Ingredientes

(4-5 pessoas)

150 gr de sêmola de milho/polenta pré-cozinhada
600 ml de água
Azeite
Sal
Pimenta
Noz moscada
Pimentão doce fumado
4 dentes de alho
150 gr de espinafres
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
1 cebola roxa
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 pimento amarelo
12-15 tomates cereja
5 folhas grandes de mangericão fresco
Oregãos secos
1 queijo mozzarella fresco

Preparação

“Forrar” um recipiente rectangular com película aderente e reservar.
Começar por preparar os legumes, cortando os espinafres em tirinhas, laminar as cebolas e cortar os pimentos em quadradinhos. Reservar.
Colocar a manteiga a derreter num tachinho e de seguida juntar um dente de alho esmagado. Quando começar a libertar sabor acrescentar os espinafres e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Deixar saltear 3 a 4 minutos e retirar do lume.
Levar a água ao lume num tacho, temperada com uma pitada de sal, pimenta e um dente de alho esmagado. Quando ferver juntar a polenta em chuva e lentamente, mexendo sempre com um batedor de varas para não deixar ganhar grumos. De seguida introduzir os espinafres, mexer bem e deixar cozinhar durante 5-6 minutos, mexendo sempre até engrossar, mas não prender demasiado (é suposto a polenta ficar firme depois de fria, mas não demasiadamente dura). Adicionar o parmesão ralado, envolver e retirar do lume. Verter o preparado no recipiente. Quando arrefecer tapar com película aderente e levar ao frio por 2-3 horas.
Na mesma frigideira dos espinafres (mas sem líquidos dentro) colocar um fio generoso de azeite. Quando estiver aquecido (não demasiado) colocar a cebola e passado uns segundos o alho esmagado e o pimentão doce, até começar a libertar sabor.
Acrescentar os pimentos, os tomates e o mangericão de seguida. Deixar cozinhar cerca de 4-5 minutos.
Entretanto pré-aquecer o forno a 220º.
Retirar a polenta do recipiente, remover a película aderente e corta-la em cubos pequenos (2-3 cm).
Dispo-la num prato/travessa de ir ao forno e por cima verter o preparado de legumes e envolver um pouco. Desfazer grosseiramente o mozzarella, espalhar por cima e levar ao forno até gratinar.
Retirar do forno, polvilhar com oregãos secos, decorar com mangericão fresco e servir de imediato.