Os motivos que levam ao nascimento e contexto de uma receita são, por vezes, muito curiosos. Esta ficará seguramente sempre associada a duas situações, cada uma à sua maneira, muito concretas e especiais.

Costumava ser habitual eu e o meu marido partilharmos os gelados mais compostos com o miúdo. Simplesmente porque os achávamos demasiado grandes para os comer sozinho. Até que muitas vezes nos víamos condicionados na escolha dos sabores para que os mesmos agradassem a todos. O normal e comum a tantas outras situações que envolvem as crias.
Recentemente, numa tarde de passeio pela Figueira, disse-lhe que poderia escolher os dois sabores que quisesse, pois desta vez o gelado era todo dele.

E posto isto vem a parte caricata. Depois da animação natural, que sabores a criança resolve escolher? Os mais coloridos e cromaticamente expressivos!. Verdade. Ele escolheu os sabores pelas suas cores: o amarelo forte e o azul berrante, que por acaso calhavam de ser manga e menta azul. Claro que me parti a rir e lá lhe expliquei do que se tratava, com destaque para a manga, que por acaso até é das frutas que menos aprecia. Obviamente, não o demovi!

Isto para dizer que esta receita nasceu depois deste divertido episódio. E já que ele se deliciou com a bola amarelona, aproveitei para variar do morango e da banana que habitualmente uso para lhe fazer gelados de fruta.
Sendo norma usar iogurte, aqui quis suprimir os lácteos e o leite de côco mostrou-se perfeito para dar um toque mais tropical à coisa.

Curiosamente, na altura em que estava a preparar este post, o Continente convida-me a marcar presença na secção de Blogger da edição de Agosto da sua revista de receitas, a Continente Magazine. Estes geladinhos mostravam-se então perfeitos para lá figurarem a acompanharem a apresentação.

Bem simples de executar, são ligeiros mas intensos e bem saudáveis. E super versáteis, no sentido de facilmente se fazer com outro tipo de fruta, possuindo ainda a vantagem de se controlar o doce a gosto, mediante a doçura natural da fruta.

Uma coisa é já certa, será uma receita que dificilmente esquecerei, olhando-a com o carinho resultante dos dois episódios que lhe estão inerentes.
Ao Pedro agradeço o facto de ter comido com os olhos e como isso ter descoberto que afinal adora gelado de manga (sim, porque ele devorou o gelado estridente todinho!).
Ao Continente agradeço imenso o convite para integrar esta edição de uma enorme revistas de receitas. Nunca deixarei de estranhar ver-me neste contexto, mas também nunca deixarei de agradecer imenso estas oportunidades que me permitem viver experiências diferentes.

Muito Obrigada!

GELADO DE MANGA E CÔCO

Ingredientes

(6-7 gelados)
2 mangas, médias e maduras
100 ml de leite de côco
1 colher (sopa) de mel
Raspa de lima ​
Pepitas de cacau crú​
60 gr de chocolate negro (70% de cacau)
Côco ralado

Preparação

​Descascar as mangas, corta-las em pedaços pequenos e levar a congelar de um dia para o outro.
Retirar a manga do congelador e colocar no processador/trituradora juntamente com o leite de côco. Triturar muito bem até obter um preparado uniforme e cremoso. Adicionar o mel e a raspa de lima e triturar um pouco mais.
Encher os moldes de gelado com o preparado, introduzir um pauzinho em cada um, polvilhar com pepitas de cacau e levar ao congelador novamente de um dia para o outro.  ​
Partir o chocolate negro em pedaços pequenos, levar a derreter em banho maria e reservar.
Antes de servir desenformar os gelados, “regar” a gosto com o chocolate derretido, polvilhar com côco ralado e comer de imediato.