Nunca se tinham feito pimentos recheados cá por casa. Aqui eram usados essencialmente assados ou crus em salada e pouco ou nada mais.
Um dia (já bem longínquo), numas férias em França em casa de familiares, a prima lembrou-se de nos apresentar para o almoço uns pimentos verdes recheados com carne picada.
Lembro-me que a confecção e o sabor em si não estavam grande coisa, mas o conceito agradou tanto que foi imediatamente reproduzido quando chegamos a casa.
As alterações foram algumas, já que na versão original a carne era temperada de forma muito básica e acondicionada crua dentro do pimento que de seguida seguia para o forno.

Na altura não era nada comum vermos legumes recheados e foi o prato favorito durante algum tempo. Ainda hoje quando é repetido assim faz sucesso.  As mudanças passaram por juntar mais sabor à carne, com alho, cebola e ervas aromáticas, e pré cozinha-la antes de rechear o pimento. Depois decorre tudo de forma igual: o pimento é recheado até à rolha e segue para o forno, de forma a assar ligeiramente e impregnar a carne com o seu delicioso aroma.

Como agora nem sempre uso carne para os rechear, quando a Marta lançou o tema do mês de Agosto – Pimento – decidi que queria apresentar o ingrediente rei neste formato mas inovado no recheio.
Vai daí, tendo trazido uma mistura de especiarias para chilli da Maria Granel, optei por adaptar este clássico mexicano a uma versão mais ligeira e saudável. E não é que garantiu uma refeição bem apreciada até pelos mais cépticos?

Desta forma, numa simples articulação de memórias, histórias e ingredientes novos, surgiu esta receita.
Além de bem saudável é altamente deliciosa e nutritiva, e à sua maneira não deixa de fazer justiça a um legume de Verão que se destaca por ter um sabor e aroma únicos e que adora perfumar o ar de forma bem marcante e intensa.

 

PIMENTOS RECHEADOS COM CHILLI DE QUINOA

Ingredientes

(3-4 pessoas)

Azeite
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 folhas de louro
Mistura de Especiarias para Chilli
Pimenta
Sal
Coentros frescos
5-7 colheres (sopa) de polpa de tomate
6 cogumelos paris
2 pimentos vermelhos
2 pimentos amarelos
1 pimento verde
Água ou caldo de legumes qb
300 gr de feijão vermelho cozido
100 gr de quinoa cozida
Salada e pão para acompanhar

Preparação

Começar por preparar os pimentos, abrindo-os ao meio no sentido do comprimento e retirando as sementes com cuidado. Cortar 1/2 pimento vermelho e 1/2 pimento verde em pedacinhos pequenos e reservar. Pegar nas metades inteiras e levar ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante cerca de 10-12 minutos só para assarem ligeiramente. e libertarem o seu aroma.
Num tacho largo colocar o azeite e quando começar a borbulhar juntar a cebola picada, o alho esmagado e as folhas de louro quebradas. Deixar os legumes libertarem sabor e de seguida juntar o pimentos picados, os cogumelos picados e uma boa pitada de mistura de especiarias para chilli. Deixar cozinhar mais 2-3 minutos e acrescentar a polpa de tomate, o feijão, mais mistura de chilli, sal e 3/4 de copo de água ou caldo. Deixar cozinhar cerca de 5-7 minutos, rectificar temperos, juntar mais caldo se estiver demasiado seco, os coentros picados e a quinoa e envolver bem.
Rechear os pimentos e servir.