Sabem aqueles pratos que até gostamos e nos dão gozo saborear mas raramente fazemos? Pois chego à conclusão que cá por casa os caris estão nessa categoria.

Gosto muito de um bom caril, mas a realidade é que reproduzo muito de longe a longe esta iguaria indiana. A sua intensidade ainda não conquistou totalmente o pequeno e os sabores fortes que possui se calhar fazem mais sentido de forma esporádica, considerando a articulação de gostos e desejos de que uma família necessita.

Desta vez, o desafio de 3ª feiras com feijões e afins, lançado pela Inês do blog My tiny green kitchen,  deu voz à vontade de juntar uma das minhas leguminosas favoritas – o feijão preto – à envolvência de um tikka masala. Tinha por lá uma mistura de especiarias a pedir para aromatizar uma boa refeição e resolvi conjugar tudo.
E também desta forma mostrar como é tão simples comer bem, com sabor, com intensidade e muita substância, fugindo, nem que seja apenas de vez em quando, da proteína animal. Acreditem que aqui não sentirão falta dela!

Esta sugestão resultou encorpada, deliciosa e equilibrada, uma espécie de feijoada indiana bem boa.

Não deixem de conhecer o desafio que pretende fomentar o uso de leguminosas nas nossas refeições e mostrar como é simples e tão bom fazê-lo. Excelentes #beanstuesday e parabéns pela ideia e atitude, Inês.
Que venham mil e uma excelentes formas de cozinhar e usufruir dos belos dos beans!

TIKKA MASALA DE LEGUMES COM FEIJÃO PRETO

Ingredientes

(4 pessoas)

Azeite qb
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de açafrão fresco ralado
200 gr de cogumelos marron
200 gr de brocolo
1 colher (sopa) de mistura de especiarias Tikka Masala
1 colher (café) de açafrão
Sal qb
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
Água ou caldo de legumes qb
1 iogurte grego natural 
300 gr de feijão preto cozido
Salsa fresca
Pão naan ou outro a gosto para acompanhar

Preparação

Começar por preparar os legumes. Lavar e partir os cogumelos e os brócolos em pedaços. Reservar.
Num tacho largo de fundo espesso colocar um fio generoso de azeite e picar a cebola. Deixar cozinhar dois minutos e acrescentar o alho e o gengibre.
Deixar cozinhar um pouco mais e acrescentar as especiarias, mexendo bem para que se envolvam na cebola. De seguida acrescentar os cogumelos e os brócolos e deixar saltear ligeiramente. Adicionar a polpa de tomate diluída num copo de água ou caldo e temperar com sal.
Tapar e deixar cozinhar até o brocolo estar cozido mas firme, cerca de 5-6 minutos.
Acrescentar o iogurte, rectificar temperos e envolver bem. Deixar apurar mais 2-3 minutos e desligar. Se o molho estiver demasiado pastoso acrescentar um pouco mais de caldo e mexer bem.
Salpicar com salsa fresca picada e servir acompanhado com feijão preto cozido e pão.

Nota: Bom seria acompanhar com pão naan a absorver aquele molhinho espesso, mas como não tinha foi de wrap mesmo.
Bom apetite!