Este clássico francês já povoava a minha imaginação e sofria marcações em livros há muito tempo. Sempre me pareceu ser simples e bom, mas a certa altura, enquanto ía fazendo outros doces com frangipane, comecei a achar que se calhar não era assim tão interessante como o imaginava.

Ora, lá foi ficando para trás, até que este Natal resolvi ler melhor a receita e reproduzir o doce.

É uma tarte bem conhecida que já data do século XVII. Tem sofrido algumas transformações no seu recheio, ainda que em termos formais se mantenha fiél à formato original. Em versão mini também resultam muito bem.
Tem como recheio principal a pasta de amêndoa/frangipane, mas que não deixa de apresentar grande versatilidade, tanto no uso de frutas para versões doces, como em modo salgado, uma opção mais recente e actual, onde é habitual usar-se carne, queijo ou salmão.

Tenho de assumir que me apaixonei por esta versão assim que a provei. E o melhor é que não fui a única. Em menos de uma semana foi repetido duas vezes. Por motivos de festa, claro!!!
O toque tão especial, conferido pelo aroma da laranja combinado com o rum, foi mais do que reconhecido e, claramente, fez toda a diferença. Afinal não é só mais um doce com um simples frangipane.
Esta mesa de Natal ficou a ganhar com esta tarte francesa e eu ganhei uma paixoneta nova.

A Marta vai receber este doce para a sua mesa de Amêndoa que tão bem fecha o ano, e acredito que se deliciará.

Sendo o último post do ano não podia deixar de desejar a todo que por aqui vão passando, um 2018 SÓ com tudo de bom. Muitos momentos doces, enriquecedores e sobretudo felizes.

PITHIVIER

(Receita do livro “How to Bake“, de Paul Hollywood)

Ingredientes

(8-10 fatias)

500 gr de massa folhada (2 placas redondas frescas)
1 ovo batido
140 gr de manteiga amolecida
140 gr de açúcar
2 ovos médios
2 colheres (sopa) de rum escuro (de boa qualidade)
Raspa de 1 laranja pequena
140 gr de amêndoa ralada
20 gr de farinha
Açúcar em pó para polvilhar

Preparação

Bater a manteiga com o açúcar até obter um preparado cremoso. Acrescentar os ovos, a raspa de laranja e o rum e misturar bem. De seguida acrescentar a amêndoa ralada e a farinha e envolver até resultar num preparado homogéneo.
Abrir uma placa de massa folhada e cortar um circulo com cerca de 28 cm de diâmetro, usando um prato como molde. Colocar a placa sobre papel vegetal previamente untado com manteiga e espalhar o recheio por cima, deixando uma margem de cerca de 2 cm sem creme a toda a volta. Pincelar essa margem com um pouco de ovo batido. Colocar a segunda placa de massa folhada por cima e pressionar as extremidades. Levar ao frigorífico por 1 hora.
Entretanto colocar o forno a pré-aquecer a 220ºC.
Retirar o doce do frio, pincelar toda a massa da superfície com o ovo batido e, se gostar, fazer, levemente, umas linhas curvas com aponta de uma faca fina, sem cortar a massa.
Levar ao forno por 25-30 minutos, até a massa estar douradinha.
Retirar do forno, deixar arrefecer e polvilhar com açúcar em pó (opcional).

Nota: se puderem fazer com massa folhada caseira o doce ganha toda outra dimensão, naturalmente. Mesmo assim, ainda não foi desta que o fiz.