Revisitando antigos contextos obtemos frequentemente muitas coisas novas. Os livros são, por regra, peritos nisto, principalmente os de comida. E sabe tão bem ver como algumas receitas que noutra altura nem nos disseram muito, de repente são olhadas com outros olhos e passam a fazer tanto sentido.

Esta bonita e expressiva sugestão nasceu assim. Num antigo livro do Ramsay consegui, sem procurar, encontrar uma proposta que imediatamente me soou perfeita para o Natal. Não sendo a maior fã de troncos de natal, este mostrou-se tão diferente nos sabores e texturas que logo me convenceu. A receita não possui-a foto mas também não era preciso pois tudo batia certo.

O resultado é potente! Um doce forte nos sabores mas com um corpo e densidade tão diferentes que se consegue encontrar equilíbrio. É intenso e ideal para quem realmente se deixa apaixonar por chocolate.
A castanha dá uma envolvência maior e garante toda a doçura da sobremesa. Aproveitei para usar a pasta de castanha, deliciosa por sinal, que tinha recebido da Câmara Municipal de Bragança num evento alusivo à abertura da Feira Internacional do Norte. Perdeu-se um pudim mas ganhou-se este belo roulade. 

Quanto ao Natal, tanto podia dissertar, mas a realidade é que nem sempre apetece.
É, continua a ser, a festa do ano, cuja magia, quando perdida, se vai recuperando sempre que os filhos chegam. Porque a capacidade transformadora das crianças é impressionante e facilmente muda cenários, mesmo que quem falte continue a vir tanto, mas tanto, ainda mais, à memória.
E as memórias à volta da comida serão sempre as mais fortes e despertadoras. As melhores.

Então que seja feliz, que seja doce e que seja bem quentinho para todos. Feliz Natal!

ROULADE DE CHOCOLATE COM RECHEIO DE CHOCOLATE E CASTANHA

(Receita do livro “Cozinhar para os Amigos”, de Gordon Ramsay)

Ingredientes

(8-10 fatias)

|Massa
5 claras grandes
150 gr de açúcar
25 gr de farinha sem fermento
100 gr de chocolate negro (70% de cacau)
3 colheres (sopa) de café forte frio
Cacau em pó para polvilhar
Açúcar em pó para polvilhar

|Creme de Recheio
250 gr de puré de castanha
100 gr de chocolate negro (70% de cacau)
200 ml de natas
Noz grosseiramente picada (opcional)

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC. Untar ligeiramente com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma rectangular de 25x35cm, deixando um pouco de papel a sair de forra da forma. Juntar uma colher de sopa de cacau com uma colher de sopa de açúcar em pó e polvilhar uniformemente. Reservar.
Bater as claras em castelo e acrescentar o açúcar aos poucos (uma colher de cada vez) até o merengue estar bem firme. De seguida adicionar a farinha polvilhada e envolver delicadamente com uma colher ou espátula.
Derreter o chocolate em banho-maria e adicionar o café. Mexer bem e envolver nas claras.
Espalhar o preparado na forma e alisar a superfície. Levar ao forno cerca de 15-20 minutos até a massa estar algo elástica quando pressionada.
Retirar do forno e desenformar puxando pelo papel vegetal. Colocar sobre uma grelha de arrefecimento e tapar com um pano húmido até arrefecer completamente.
Estender uma folha de papel vegetal maior que o bolo e peneirar por cima a mistura de cacau com açúcar em pó. Virar o bolo para cima da folha e retirar com cuidado o papel vegetal.
Para o recheio, misturar o creme de castanhas com o chocolate previamente derretido, até obter uma mistura cremosa. Bater as natas firmes e incorporar na mistura anterior.
Espalhar o creme por cima da torta deixando uma margem de 2 cm a toda a volta. Distribuir um pouco de noz grosseiramente picada.
Enrolar a torta com a ajuda de papel vegetal, cuidadosamente e sem apertar demasiado, tendo o cuidado de garantir que a junta fique voltada para baixo. Embrulhar no papel vegetal e levar ao frigorífico cerca de 1 hora.
Polvilhar com açúcar em pó antes de servir.

Nota: a única alteração feita à receita original prendeu-se com a introdução da noz no recheio.