Sempre preferi os batidos
ao lanche, ou, como o fiz durante muito tempo, ao domingo à noite,
quando simplesmente não apetecia fazer nada. Mas sempre carregado de
cereais.

Nunca fui grande adepta de batidos ou sumos como substituto de refeições. Reconheço, no entanto, que com o que o mercado disponibiliza actualmente, em termos de suplementos e complementos, é possível num só copinho reunir todos os nutrientes necessários e essências a uma refeição completa.
Ter todas as fatias da tabela alimentar representadas numa só bebida é hoje real. Agora, se essa forma de alimento nos sacia o suficiente já é outra história!
Agosto lança o tema “Batidos” nesta edição do grupo “Dia Um… Na Cozinha!”.
Nesta participação procurei
conjugar alguns dos meus sabores favoritos com as vantagens de alguns
super-alimentos actuais. E digo actuais porque estas classificações estão em constante
mudança. 
O poder anti-oxidante dos frutos e legume usados, também potenciadores do bronzeado devido ao seu alto teor de betacaroteno, conjugados com a chia, a poderosa e insípida semente de benefícios mais do que reconhecidos, vem totalmente a calhar para esta estação.
A adição do cânhamo, uma potente fonte de proteína, dá a possibilidade de, a partir de um simples copinho, constituir a própria refeição.

Surge assim um batido de 2 camadas. Uma bebível e outra um pouco mais sólida, onde o auxílio de uma colher poderá ser necessário.

Fresquinho, soube muito muito bem! 

BATIDO ANTI-OX
INGREDIENTES
(1 batido)

80 ml de leite de loja com sabor a baunilha 

1 col. sopa de sementes de chia
1 cenoura
1 laranja
2-3 fatias de mamão
1 col. café de canela
1 col. sobremesa de proteína de cânhamo
Sementes de girassol, côco ralado e hortelã para decorar

PREPARAÇÃO
Começar por juntar a chia ao leite de soja e deixar a hidratar cerca de 30 minutos, até as sementes incharem e criarem uma ligeira pápa. Poderá ser feito logo no próprio copo de servir o batido.
Colocar no copo liquidificador a cenoura, a laranja, o mamão e a canela. Deixar triturar uns 2 minutos, até estar bem homogéneo. Adicionar a proteína de canhamo e triturar mais uns segundos.
Colocar este preparado sobre a chia, quando esta já estiver suficientemente sólida.
Decorar com sementes de girassol, um pouco de côco ralado, uma pitada de canela e hortelã.
Servir bem fresco, com palha e colher. 

Nota: como não gosto de sabores muito doces, não senti necessidade de recorrer a nenhum tipo de adoçante. A fruta preencheu perfeitamente este requisito. Para os mais gulosos fica a sugestão de adicionar uma colherzinha de mel à fruta.