Quando falamos de doces ou compotas, falamos de algo que não se faz muito cá por casa. Quando feita é mais direccionada para incluir em bolos e sobremesas do que consumida ao natural. 
Excepção se faz com doce e abóbora que dá forma a metade de umas das minhas sobremesas preferidas, o típico Requeijão com Doce de Abóbora.
Quando e desafio “Dia Um… Na Cozinha” propôs o tema “Doces e Compotas” para esta edição, hesitei bastante na escolha. Queria algo diferente. Acabei por não resistir e optei mesmo por fazer este doce, que a par do morango e da framboesa, é de facto e igualmente favorito.
Limitei-me a enriquece-lo com especiarias e um toque de rum, finalizando com pinhão, que dá aquele ligeiro crocantezinho perfeito. 
Os meus problemas recorrentes com as compotas prendem-se com o facto de se estragarem muito por falta de consumo e, principalmente, as quantidades brutais de açucar que normalmente fazem parte das receitas.
Bem sei que o açucar ajuda a preservar as caracteristicas do doce, conservando o seu bom estado por mais tempo, mas é inconcebivel para mim gastar 1 Kg de açucar para 1 Kg de fruta ou legume. Simplesmente não consigo. Logo, costumo reduzi-lo consideravlemente, e ainda assim sinto que podia ter cortado um pouco mais.
Intensificado pelo gengibre, aromatizado pela canela e bem frutado pela laranja, este docinho ficou muito bom.
Como é na companhia do requeijão que ele fica bem, é lá que será feliz até desaparecer.   

DOCE DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS E PINHÕES

INGREDIENTES

1 kg de abóbora
150 ml de água
2 col. sopa de rum
250 gr de açúcar amarelo
1 col. café de gengibre em pó
1/2 col. café de noz moscada em pó
1/2 col. café de canela em pó
1 pau de canela
3 casquinhas de laranja
1 col. sopa de pinhões ligeiramente tostados

PREPARAÇÃO

Descascar a abóbora e corta-la em cubinhos pequenos.

Coloca-la num tacho e juntar o pau de canela, a casca da laranja, o gengibre e a noz moscada. Juntar o açúcar amarelo e acrescentar a água e o rum.
Levar a cozinhar em lume brando por cerca de 45 minutos a 1 hora, mexendo suavemente de vez em quando, até o doce ganhar ponto e ficar ligeiramente espesso. Ter atenção para não deixar pegar.
Retirar do lume e rejeitar o pau de canela e as cascas de laranja.
Passar a varinha mágica sem desfazer tudo completamente. Acrescentar o pinhão e envolver no preparado.
Distribuir o doce por recipientes herméticos, previamente esterilizados.
Servir simples ou acompanhado de um bom requeijão.