É mais do que sabido que uma imagem vale por mil palavras. Mas ainda assim existem impactos visuais que são imprevisíveis.
Quando publiquei uma imagem, muito simples, da minha primeira e improvisada experiência com as famosas Lemons Bars, ainda sem post preparado nem nada, apenas com foto do momento, nunca imaginei que fosse deliciar e despertar o interesse de tanta gente no facebook
Realmente surpreendeu-me, ainda que até consiga entender, pois este interior também foi o que sempre me cativou.
Vai daí este post passa à frente da listinha deles que aguardam publicação.
Há muito que os meus serões pelo Pintrest me fizeram apaixonar pelas barrinhas de limão, tão famosas por outras andanças. Pela densidade do seu interior e claro, pelo sabor que sempre imaginei intensamente cítrico, queria muito testa-las.
Sem receita escolhida achei que podia, de forma bem sucedida, adaptar esta receita que me acompanha há uns bons aninhos, uma vez que há algo na componente visivel das suas texturas que as aproxima, fazendo naturalmente os ajustes necessários, dada a natureza bem distinta das duas receitas. 
Foi o que fiz! Acentuando o aroma a limão, com um toque de lima e de côco, lá resultou muito bem. 
Só posso desejar que corresponda às expectativas. 

LEMON BARS
(8-10 fatias)


Ingredientes
1 embalagem de massa quebrada
1,5 dl de água
180 gr de açúcar
2 limões grandes e sumarentos
1 lima grande ou 2 pequenas
4 ovos
3 gemas
80 ml de leite de côco
2 colheres (sopa) de amido de milho
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga uma forma de tarte rectangular (ou outra à escolha) e moldar a massa apenas ao fundo da tarte, deixando as paredes livres. Picar a massa com um garfo e reservar no frigorífico.
Raspar finamente os limões e a lima e espremer o seu sumo para o mesmo recipiente. Deixar repousar enquanto se prepara o resto.
Levar ao lume num tachinho a água e o açúcar com 3 raspas grandes de limão. Deixar ferver até o açúcar se dissolver e formar uma calda ligeira. Retirar do lume e rejeitar as casca de limão. Reservar.
Bater os ovos com as gemas. Diluir o amido de milho no leite de côco e mexer bem até ficar completamente envolvido, sem grumos (se necessário coar para retirar possíveis grumos mais resistentes). Juntar aos ovos e envolver bem.
Coar o sumo dos citrinos de forma a retirar as raspas e acrescentar aos ovos.
Juntar o preparado à calda e mexer até ficar um liquido homogéneo.  
Verter o preparado na forma e levar ao forno, cerca de 30-35 minutos, até estar firme. Não é suposto que ganhe cor, pelo que, se necessário proteger com papel de alumínio.
Retirar do forno, deixar arrefecer antes de cortar em fatias ou barras.
Polvilhar abundantemente com açúcar em pó e servir frescas. 
Conservar no frio.

Nota: O açúcar em pó confere um efeito visual bem apelativo e bonito, no entanto, para quem não gosta de doce excessivo, pode e deve ser suprimido.