Desta vez, em detrimento da inovação, prevaleceu a tradição, os sabores que me apetecem (quase) sempre, a combinação de ingredientes mais-que-perfeita, o prazer imenso que me dá saborear uma tosta a tresandar a Itália.
Ainda comecei por pensar em algo mais fresco e adequado às temperaturas actuais. Uma pasta de legumes e ervas aromáticas com salmão fumado, um camarão picante em cama de abacate, já para não falar nos enchidos que adoro comer com pão. Mas não. Por aqui Itália costuma vencer muitas vezes.
Pãozinho do bom, azeite e alho, mozzarella fresca, tomate, rúcula, mangericão e/ou oregãos. Quentinho. Perfeito!
É a proposta para esta edição do desafio “Dia Um… Na Cozinha“, em que o tema “Sanduíches” assumiu o comando.
Nos moldes em que a trago pode também, se apresentada sem “tampa”, ser chamada de sanduíche aberta ou, dada a sua origem, bruschetta.
Materializando um formato de refeição do mais útil que pode haver, mas nem por isso menos interessante ou saboroso, é um conceito de uma versatilidade incrível e que há muito deixou de ser significado de má ou pobre alimentação. É o equivalente sólido dos batidos ou sumos compostos actuais. Em cima de uma fatia ou dentro de duas fatias de pão, podemos ter todas as categorias de alimentos necessárias para uma refeição saudável e completa.

Que o aroma desta menina invada as vossas cozinhas!  

 
 
SANDUÍCHE QUENTE DE MOZZARELLA, TOMATE E RÚCULA


Ingredientes
(1 sanduíche)

2 fatias de pão saloio/d’ avó/beira
1 dente de alho
Azeite 
100-120 gr de queijo mozzarella fresco
3 tomates chucha-bebé
10 folhinhas de rúcula selvagem
Pimenta
Sal grosso
Oregãos e/ou mangericão 

Preparação

Aquecer o forno a 190ºC.
Levar as fatias de pão ao forno até tostarem ligeiramente de ambos os lados.
Retirar do forno, barrar com o dente de alho cortado ao meio, pincelar com azeite e polvilhar com oregãos ou mangerição, seco ou fresco.
Dispor o mozzarella fatiado por cima, de seguida os tomates abertos ao meio. Polvilhar com uma pitada de pimenta e outra de sal grosso.
Levar novamente ao forno até o queijo derreter, o tomate assar ligeiramente e o pão ficar bem tostadinho.
Retirar do forno, voltar a polvilhar com oregãos ou mangericão. Regar com um fio ligeiro de azeite e comer quentinho, com ou sem “tampa”.