Antes demais, Excelente Ano! 
Que o vazio do copo de 2015, se mostre o cheio de 2016. Que as realizações não sejam travadas por estagnadas intenções e se transformem em muita e boa felicidade. 

E para iniciar um prometedor ano, este foi o bolo novo escolhido para o receber.
Um bolo em si muito simples, excelente para usar as claras excedentes destes dias de festa, que se torna encantador pelo tipo de cobertura que leva e jogo de texturas que oferece.
É essencialmente leve, muito saboroso e marcante.

Tinha visto recentemente uma receita de “Coroa de Frankfurt” (clara e inconscientemente ando numa fase alemã!), e aquele praliné de caju ficou-me retido na memória.
Queria uma receita de claras mais ligeira, uma vez que a minha antiguinha é demasiado amanteigada. Ao encontrar esta cujo interior me agradou, fiz os ajustes que entendi e resolvi mesclar as coisas. 

O toque do rum faz toda a diferença num buttercream bem puro da receita da coroa. O efeito deliciosamente crocante do praliné remata na perfeição o conjunto.

É uma receita com vários iténs mas super simples de executar, podendo fazer-se algumas partes antecipadamente. Algo que faço sempre com o praliné e o creme de caramelo, já um habitué por cá.

Acho essencial mostrar o interior dos bolos mas neste caso, e lamentavelmente, foi mesmo impossível fazê-lo.
Não se assustem com o tamanho da receita e não deixem de testar pois, garantidamente, vale a pena.

E Bem Vindo 2016!




































































BOLO DE CLARAS COM BUTTERCREAM DE RUM E PRALINÉ DE CAJÚ

Ingredientes
(10-12 fatias)
|Massa
6 claras
180 gr de açúcar
80 gr de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo de girassol
150 ml de buttermilk (misturar 140 ml de leite + 1 colher de sopa de sumo de limão e aguardar uns minutos)
280 gr de farinha
Raspa de uma lima
1 colher (chá) de fermento
1 colher (sobremesa) de bicabornato de sódio
1 pitada de sal

|Creme de caramelo
1/2 chávena (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 chaváne (chá) de natas
1 colher (café) de extracto de baunilha

|Creme de recheio e cobertura
100 gr de manteiga
100 gr de açúcar em pó
1 gema
2 colheres (sopa) de rum

|Praliné 
100 gr de cajú tostado
150 gr de açúcar

|Decoração
Bolachas waflle com recheio de caramelo
Mirtilos

Preparação


Para o creme de caramelo: num tachinho levar a lume brando/médio o açúcar com a água, até este dissolver. Aumentar o lume e deixar cozinhar até começar a ganhar cor de caramelo claro, sem deixar que escureça demasiado. Acrescentar a manteiga e deixar que derreta completamente. 
Retirar do lume e adicionar as natas e a baunilha. Vai borbulhar bastante mas acalmará em segundos. Mexer, deixar que arrefeça, transferir para um recipiente e guardar.
Para o praliné: colocar o açúcar num tachinho e levar a lume brando até o açúcar derreter completamente e ficar em caramelo. Espalhar os cajús sobre a pedra da bancada e verter o caramelo por cima até que os cubra. Deixar arrefecer completamente, retirar da pedra e triturar grosseiramente num almofariz ou na máquina. Reservar. 
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga uma forma de bolo inglês e forrar o fundo com papel vegetal também untado. Polvilhar com farinha e reservar.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal, até estarem bem firmes. Reservar.
Bater o açúcar com a manteiga até obter um preparado fôfo e homogéneo. Adicionar a farinha intercalando com o buttermilk e bater um pouco mais. Acrescentar a raspa de lima e o óleo. 
Adicionar delicadamente as claras à massa, em várias vezes, com uma espátula.
Quando bem envolvido verter na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos. 
Retirar do forno, deixar arrefecer e desenformar.
Para a cobertura: bater bem a manteiga com o açúcar e a gema. Quando o preparado estiver suave e uniforme acrescentar o rum e envolver um pouco mais. Reservar no frio até à hora de usar.
Para a montagem: cortar o bolo ao meio no sentido longitudinal, barrar a parte inferior com creme, espalhar um pouco de praliné por cima e verter um pouco de creme de caramelo. Colocar a parte superior e barrar as laterais e o topo com o creme de manteiga. Poderá reforçar a cobertura ou deixa-la mais fina, como fiz.
De seguida espalhar o creme de caramelo por cima, deixando verter sobre as laterais em alguns pontos. Espalhar o praliné a gosto.
Decorar com bolacha waffle e mirtilos.
Servir.