A tangerina, juntamente com a lima, é dos citrinos cujo delicioso e fresco aroma mais me agradam.
Felizmente tenho a sorte de, sempre que é a sua época, receber baldes e sacas de tangerina diretamente das árvores dos meus pais.
Curiosamente agora temos uma nova espécie, que é um cruzamento entre tangerina e limão. Resultado, eventualmente, da proximidade entre as árvores de fruto, ou enxertos ainda feitos pelo meu pai, vão nascendo uns interessantes elementos híbridos.
Este ano estão particularmente sumarentas. Cheias de caroços também. Talvez por isso tem dado sumos deliciosos que o pequeno adora.
Este bolo foi daqueles que surgiu num domingo como outro qualquer. Sem grande planeamento ou preparativo, e igualmente desapareceu, com pouco tempo para acomodações.
É um bolo simples, com uma textura soltinha, perfeita, e um sabor divinal, com aromas e texturas que me dizem muito. Curiosamente, até quem não aprecia o sabor da raspa cítrica na massa, o devorou sem queixas. Como tal, foi para a lista de receitas a não esquecer.
Perfeito para tirar partido da fruta da época e deixar um fantástico cheirinho pela casa em domingos de chuva. Perfeito também para voltar às minhas formas de Bundt que, sinceramente, me deixam saudade.
Bom lanche e bom Inverno! 
BUNDT CAKE DE TANGERINA E PISTÁCHIO

Ingredientes
(10-12 fatias)
4 ovos, médios
120 gr de açúcar amarelo
1 colher (sopa) bem cheia de mel
100 ml de óleo de girassol
3 colheres (sopa) de côco ralado
3 colheres (sopa) de amêndoa ralada
80 gr de pistáchio, tostado e grosseiramente triturado
2 tangerinas médias, sumo e raspa
150 gr de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento
1 pitada de sal
Açúcar em pó para polvilhar (opcional)
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bundt. Reservar.
Bater os ovos com o açúcar e o mel durante cerca de 5 minutos. Acrescentar o óleo, o sumo e a raspa de tangerina e bater mais um pouco. Peneirar a farinha com o fermento e juntar o côco, amêndoa e sal. Juntar à massa e bater levemente, com a batedeira no mínimo, só até ficar envolvido.
Acrescentar o pistáchio e envolver apenas.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 30-35 minutos.
Verificar a cozedura com um palito e retirar do forno.
Deixar arrefecer cerca de 15 minutos e desenformar.
Polvilhar com açúcar em pó e servir.