Gostava de saber explicar de onde vem o nome deste bolo, mas não sei. Imagino que seja uma receita criada pelo Peter, um bom rapaz, que agradava a toda a gente, e que durante muito tempo foi o seu segredo.
Algumas divagações depois, sei apenas que o encontrei há uns valentes anos numa revista “Saberes e Sabores” da Vaqueiro, e fiz durante algum tempo. Porque leva côco e mel, agradava imenso ao homem grande da casa.

Entretanto ficou esquecida. Por estes dias em que chegou um carregamento de mel caseiro cá a casa, com o brinde de um belo e fresco favo, lembrei-me desta receita e resolvi procura-la, repetir e partilhar.
É um bolo muito simples, doce e intenso, conforme facilmente se constata pelos ingredientes que leva. Não leva farinha, é baixo e húmido, e realça bem os seus sabores principais, que se mesclam e respeitam na perfeição.
Não é propriamente um bolo fresco de Verão, mas antes um bolo intemporal, sem estação, que para apreciadores destes aromas e texturas, vai bem em qualquer altura.Deliciem-se!

 

 

SEGREDO DO PETER (Bolo de Côco e Mel)

(Adaptada desta receita)

Ingredientes

(10-12 fatias)
4 ovos, grandes
150 gr de açúcar (a receita original indica 250 gr)
100 gr de Vaqueiro para bolos (ou outra margarina a gosto)
2 colheres (sopa) de mel
100 gr de côco ralado

Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC.
Untar uma forma redonda com manteiga (usei de 20cm de diâmetro), forrar o fundo com um círculo de papel vegetal e voltar a untar. Reservar.
Separar as gemas das claras e bater as gemas com metade do açúcar durante uns minutos, até resultar num prepara fôfo e esbranquiçado.
Adicionar a manteiga amolecida e o mel, e bater um pouco mais até estar tudo bem incorporado.
Bater as claras em castelo e adicionar aos poucos o restante açúcar, até criar um merengue bem firme e espesso. Delicadamente juntar as claras ao preparado anterior, envolvendo com uma espátula.
Acrescentar o côco e envolver bem, sem bater.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 15 minutos. Reduzir a temperatura do forno para 180ºC e deixar estar mais 8-10 minutos, até o bolo estar bem dourado e firme.
Retirar do forno, deixar arrefecer sobre uma grelha e desenformar. Retirar o papel vegetal do fundo do bolo, polvilhar com côco ralado e servir.
Fresquinho fica ainda melhor.Nota: Reduzi um pouco o tempo de cozedura pois o meu forno normalmente assa mais rápido.