Um prato simples e leve, executado no pico do calor, mas que simultaneamente nos envolve num ambiente tão quentinho e aconchegante que já nos começa a querer indicar o caminho para uma nova estação. Que longe estará. Eventualmente!?
Este ano o couscous foi usado numa média acima do normal por aqui durante os meses quentes. Desde que saiu esta salada maravilhosa, várias outras roupagens e contextos lhes foram dados, e este foi definitivamente dos favoritos.
Dois dos ingredientes principais foram grandes estreias. Por um lado a Salva, que havia sido plantada e já estava em condições de usar, por outro lado o Scamorza, um queijo sui generis que me tinha despertado a atenção na prateleira do supermercado, acabando por me fazer companhia até casa.
Gostei do aroma da salva mas achei-a mais ligeira do que esperada. O Scamorza é um queijo fumado de sabor muito interessante, que me faz lembrar alguns enchidos mais ligeiros (como o meu adorado fiambre de peru do forno a lenha), e dá um toque bem especial e intensidade ao prato.
O feijão verde que ainda vai abundando por cá, encaixa particularmente bem assado com outros legumes. Tudo devidamente aromatizado, envolvido nos couscous e finalizado com o toque fumado deste queijo que agarra e harmoniza o prato, proporcionou uma refeição extra enriquecedora.
Gosto do Outono e adoro explora-lo à mesa. Nas suas cores, sabores e aromas tão próprios e acolhedores, que tanto me dizem, encontro um delicioso conforto. Mas sinceramente, este ano não me importava nada que demorasse um pouco mais a chegar.

SALADA ASSADA COM COUSCOUS, SALVA E SCAMORZA

Ingredientes

(2 pessoas)
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, médios
1 cebola, média
2 cenouras, médias
150 gr de feijão verde
100 gr de cogumelos paris
150 gr couscous
Sal marinho tradicional, by Necton
Pimenta
Pimentão doce fumado
Mistura de especiarias “couscous bahia” (compro no Jumbo)
Salva fresca (8-10 folhas)
50-70 gr de queijo Scamorza

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Começar por preparar o molho para assar os legumes. Colocar o azeite num pequeno recipiente e juntar o alho esmagado, 3-4 folhas de salva partidas ao meio, uma pitada de sal, pimenta, pimentão doce e a mistura de especiarias. Mexer bem e reservar.
Preparar os legumes, começando por retirar os fios/veios ao feijão verde (se tiver) e dando-lhe uma pré-cozedura, de cerca de 3-4 minutos, em água a ferver temperada com sal. Retirar da água e reservar.
De seguida descascar e cortar a cenoura em palitos médios. Laminar os cogumelos e a cebola.
Num recipiente de ir ao forno colocar todos os legumes, verter o molho por cima, juntamente com as restantes folhas de salva e envolver bem.
Levar ao forno até os legumes estares cozinhados mas firmes, cerca de 15-18 minutos, mexendo a meio do tempo.
Enquanto os legumes estão no forno, preparar o couscous, levando a ferver duas chávenas (chá) de água temperada com uma pitada de sal. Colocar o couscous num prato fundo, juntar um fio de azeite e verter a água a ferver por cima. Tapar o prato  e aguardar 3-4 minutos, para a água seja absorvida. Destapar e mexer com um garfo para que os grãos se soltem bem. Reservar.
Colocar o couscous na travesssa/prato de servir e dispor a salada/legumes assados por cima.
Espalhar fatias de scamorza e 3 ou 4 folhas de salva por cima dos legumes e voltar a colocar no forno, na função grill. Deixar estar apenas o tempo suficiente para o queijo derreter.
Retirar do forno, polvilhar com uma pitadinha de pimenta e servir.
Nota: Ao comer, aconselho a envolver bem os legumes e o queijo nos couscous, para ficar ainda melhor.