Cá em casa não é muito fácil ver um bolo a agradar a gregos e a troianos. Cada um tem as suas preferências, tanto em termos de sabores favoritos como ao nível do tipo de textura. Sim, porque a textura é um parâmetro essencial ao corpo de um bolo e nem sempre o palato dos mais sensíveis se coaduna com as soluções apresentadas.

Esta receita aprendia-a e trouxe-a de um dos cursos que fiz o ano passado. Mostra-se super simples de executar, oferecendo uma massa fôfa e leve, que se mantém excelente durante vários dias, e tem ainda a particularidade de ser super versátil. Com a mesma base facilmente mudamos o sabor ou aroma sem alterar a boa estrutura do bolo.
Foi um dos cursos mais completos e didácticos que tive oportunidade de frequentar e só posso aconselhar. Funciona em Gaia na Escola Segredos D’ Avó.

A conjugação Amêndoa-Doce de Ovos é um clássico da nossa doçaria mais tradicional e confesso que é das minhas favoritas de todo o sempre. Já fiz este bolo amanteigado em várias versões mas esta é sem dúvida das favoritas. Agradando tanto por cá, é mesmo das que mais vale a pena repetir, principalmente quando a Páscoa se começa a aproximar e eu já penso tanto em amêndoa.

E porque este Sol provocador e adorado nos cria elevados níveis de ansiedade primaveril, para a decoração optei por caramelizar umas rodelas de laranja e dar um toque bem vibrante e colorido ao bolinho.

Um conselho? Experimentem já este fim de semana!

bolo de amêndoa COM doce de ovos

(Receita adaptada do Bolo Amanteigado do Chef LuÍs Francisco – Segredos D’ Avó)

Ingredientes

(10-12 fatias)

|Massa
6 ovos, médios
200 gr de açúcar
100 gr de farinha de trigo
75 gr de farinha de amêndoa (amêndoa ralada)
100 gr de óleo girassol
1,5 colher (sopa) de fermento em pó
|Recheio e cobertura
Doce de Ovos qb (receita aqui)
75 gr de chocolate negro
100 ml de natas

Preparação

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar com manteiga e enfarinhar duas formas de 20 cm de diâmetro. Reservar.
Colocar todos ingredientes da massa num recipiente pela ordem da lista. Misturar tudo com um batedor de varas até estar bem envolvido, sem bater demasiado.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 35-40 minutos. Fazer o teste do palito, e se sair seco retirar do forno, desenformar e deixar arrefecer numa grelha de arrefecimento.
Para a ganache ligeira basta levar as natas a aquecer, quase até ferverem, e verter sobre chocolate previamente partido em pedaços pequenos. Deixar repousar 1 minuto e mexer bem até o chocolate estar totalmente derretido e envolvido na nata.
Depois de frio rechear generosamente com doce de ovos, cobrir com um pouco de ganache de chocolate e decorar a gosto.

Nota: em relação à receita original apenas reduzi a quantidade de açúcar, e alterei a proporção da relação farinha de trigo-farinha de amêndoa.
Nota 1: para as rodelas de laranja, usei uma calda de água com açúcar e deixei cozinhar as rodelas até caramelizarem. De seguida retirar da calda para papel vegetal, deixar secar e usar. (Obrigada; Sandrinha!)