Acompanho o blog Flavors & Senses há tempo suficiente para não estranhar a qualidade e rigor com que passam a sua mensagem.

Já conhecia os Prémios da Gastronomia que promovem anualmente, mas foi a primeira vez que tive oportunidade de participar no evento. Esta 5ª edição decorreu no passado dia 17 de Julho nas Caves Cockburn´s em Vila Nova de Gaia.
É um evento inédito ao nível do Norte, que teve um amadurecimento notório desde que surgiu há 5 anos, e pretende premiar o que de melhor se faz na área da restauração por cá.
Num espaço único, absolutamente imbuído de espírito vínico, e em ambiente bom e descontraído, o João e a Cintia recebem os convidados, deixam-nos à vontade para desfrutarem da experiência e terminam a apresentar os prémios e respectivos vencedores.

Chegada
Caves

Abrangendo inicialmente apenas o Grande Porto, este ano inovou com a introdução de novos galardões, estendendo o seu raio de actuação a outras zonas do país onde a boa comida é característica indiscutível. As Beiras, Trás-os-Montes e Minho foram também contempladas. O objectivo é alargar ainda mais a ação do prémio “Fora de Portas”.
Outra novidade foi o Prémio “Mérito e Excelência” que pretende reconhecer uma vida de dedicação à paixão que a Gastronomia tem a capacidade de ser. O Sr. António Coelho da Ageda São Nicolau foi o justo escolhido para inaugurar esta categoria.
Já os prémios habituais, que passam pelas mais diversas categorias, desde Restaurante de Petiscos a Restaurante Tradicional, Chef a Seguir ou Chef do Ano, até ao Serviço de Sala, entre outras, os vencedores são efectivamente rostos a não perder no contexto da restauração portuense, com provas dadas e um trabalho de dedicada paixão à causa. Aspectos que não facilitaram a votação dos cerca de 120 jurados convidados a selecionar os favoritos entre os nomeados.

Enchidos da Bísaro
Ceviche da Lucha Libre

Para alegrar ainda mais o fim de tarde, os convidados tiveram oportunidade de petiscar as belas iguarias da Bísaro, da Lucha Libre, da Shiko e dos Gelados artesanais Artiframi, que enriqueciam o evento e o nosso palato. Sempre complementados com os vinhos da Cockburn’s, naturalmente.

 

 

É interessante e, para verdadeiros apaixonados pelo tema como eu, extremamente útil, perceber a evolução desta industria cada vez mais fervilhante e estimulante, discutir e consolidar opiniões, conhecer os rostos por de trás dos projectos, ouvir pequenos relatos de experiências de quem vive a restauração realmente por dentro. Porque o Porto não pára a e conhecer melhor esta realidade faz-me todo o sentido.

 

Um dos grandes vencedores, Vasco Coelho Santos e o seu Euskalduna Studio

Só posso agradecer o convite e aplaudir a iniciativa que se destaca pela inovação e pertinência.
Parabéns aos anfitriões, nomeados e vencedores. Pela incomparável amostra se vê como o Porto (e arredores) nos oferece do melhor que a comida pode ser. E que, desta forma, se continue a celebrar a Gastronomia.

Conheçam então os Vencedores Flavors & Senses – Os Melhores para 2017 e não deixem de visitar o blog que um dia decidiu ir mais além no reconhecimento da qualidade da nossa comida e de quem nos oferece cada vez mais e melhor.

 

Vencedores 2017:

Restaurante Beiras
Rei dos Leitões

Restaurante Trás-os-Montes
Solar Bragançano

Restaurante Minho
Ferrugem

Restaurante Trendy
Puro 4050

Restaurante Petiscos
Esquina do Avesso

Restaurante Tradicional
Adega S. Nicolau

Restaurante Especializado
Ichiban

Restaurante de Autor
Euskalduna

Serviço de Vinhos by Riedel
The Yeatman

Restaurante Revelação by Quinta do Ataíde
Euskalduna

Loja Gastronómica
Club del Gourmet – El Corte Inglès

Empresário do Ano
Sérgio Cambas

Chefe a Seguir by San Pellegrino
Vasco Coelho Santos

Chefe do Ano by San Pellegrino
Ricardo Costa

Restaurante do Ano
The Yeatman

Prémio Mérito e Excelência
António Coelho

Serviço de Sala
O Paparico

 

Os anfitriões: Cintia e João (Créditos da foto: Flavors & Senses)