As propostas mais saudáveis para lanches infantis são uma vertente que exploro bastante desde que o pequeno começou a ir para a escolinha.
Num formato mais natural temos a fruta, os legumes, os frutos secos, os iogurtes ou as bebidas de sabor. Mas frequentemente apetece variar o oferecer-lhe opções mais compostas, contudo, igualmente amiguinhas da saúde para preencher a lancheira.

Como ele adora trufas, e confesso que não tive as melhores experiências com bolachas saudáveis, as bolinhas energéticas vão então acompanhando as sugestões de bolinhos, queques, muffins, o que lhe quisermos chamar. A ideia é suprimir o açúcar refinado e adoçar com fruta ou adoçantes naturais, imperar a fruta fresca ou seca na composição da massa, assim como gordura benéfica, que muitas vezes é dada pela própria fruta, e quanto aos lácteos, depende de muitos factores. Não sendo o pequeno intolerante à lactose não entendo nada problemática a inclusão de um iogurte, por exemplo. Ainda que tenha sempre disponível e utilize muito bebidas de sabor.

 

Nestas minhas experiências o importante não é atingir boas soluções vegan nem nada que se pareça, mas sim chegar a bolinhos que o cativem, que garantam aporte nutritivo e reduza o efeito nocivo dos açúcares que invadem qualquer doce de compra. Falamos “apenas” de substituições altamente positivas, sem recorrer a grandes radicalismos. Tenho obtido alguns resultados bem interessantes, assim como outros que não acrescentam muito ao nível da textura e sabor, e acabam por ficar pelo caminho.
Estes bolinhos ficaram bem docinhos, aromáticos e super fôfos. Funcionais a todos os níveis, portanto.

A inspiração para mais uma receita-amiga veio desta louça super amorosa da KASA, cujo padrão e tons fortes e alegres me cativou de imediato. Aliás, como aconteceu com outras coleções deste catálogo. E assim que vi esta forma de corações, super pratica, idealizei um resultado de bolinhos bons para o pequeno. O grande também adorou, vá!

Façam para os lanches da casa e digam-me o que acham.

 

 

BOLINHOS DE IOGURTE, LARANJA E CÔCO

Ingredientes

(8 bolinhos)

3 ovos médios
70 ml de azeite ligeiro
1 iogurte grego natural
2 colheres (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de açúcar de côco
Raspa de 1 laranja grande
100 gr de farinha (sem fermento)
75 gr de côco ralado
1 colher (sobremesa) de fermento
1 pitada de canela

Preparação

Pré-aquecer o forno a 190ºC.
Untar forminhas de queque metálicas, devidamente untadas e enfarinhadas, ou de silicone. Reservar.
Bater ligeiramente os ovos e juntar o azeite, o iogurte e o mel e misturar bem. Peneirar a farinha para um recipiente e acrescentar o açúcar, o côco ralado, a canela, a raspa de laranja e o fermento. Mistura-los ligeiramente com uma colher.
Juntar os líquidos aos secos e envolver, mexendo apenas até estar uniforme. Não bater ou mexer demasiado.
Verter um pouco de prepardo em cada forminha, enchendo até 3/4 (a massa cresce).
Levar ao forno cerca de 15-20 minutos e retirar quando a superfície estiver douradinha e o palito sair seco.
Deixar arrefecer 15 minutos e desenformar.