E como a sentimos!
Ouvir ou ler sobre este projecto é muito pouco face à experiência que é vive-lo.
O “Sente a História” é um programa único que visa dar a conhecer melhor, e de uma perspectiva mais profunda e enraizada, 10 concelhos do Alto Minho, numa abordagem que se materializa em 30 concertos realizados em locais históricos, e acontece até Julho de 2019.

Mosteiro de Bravães
Mosteiro de Muia

No evento que decorreu em Ponte da Barca foi possível entrar pelos meandros das nossas tradições mais remotas, ouvir contar pedaços do nosso passado e conhecer traços de cultura desconhecidos.

Pela boca do carismático cicerone e monge Tito, os monumentos visitados – Mosteiro de Bravães e Mosteiro de Muia – foram entendidos e absorvidos de uma forma especial. Todo o cenário e contexto criados assim o determinaram.

Fomos entender porquês culturais e sociais que desaguam numa arquitectura que dava resposta a condicionantes de alturas mais difíceis e turbulentas, sempre com uma envolvência única criada por recriações de época.

Restaurante “O Moinho”
Restaurante “O Moinho”

O jantar que nos levou a conhecer o restaurante “O Moinho” ofereceu-nos também um arroz de feijão e legumes imperdível que acompanhava a Posta à Barrosã e, mais uma vez, permitiu-nos visualizar paisagens únicas. O bacalhau gratinado foi outro dos pratos mais pedidos e apreciados, ou não fosse o Minho conhecido pelas suas relíquias também gastronómicas.

Arroz de Feijão com Legumes
Bacalhau Gratinado

O culminar desta experiência guardou-se para o final da noite. No local e ambiente perfeitos, com as actuações das Cantadeiras de São Martinho de Crasto e do Vale do Neiva aconteceu magia.

O impressionante silêncio do largo do Mosteito de São Martinho de Crasto deu lugar à força dos sons de vozes únicas que nos remetem claramente para épocas mais remotas. Para mim foi uma marcante e gratificante estreia ao vivo.

O ambiente gerado pelas vozes, pelos trajes, pela entrega e genuinidade, permitem-nos realmente sentir a história como nenhuma outra experiência.

Ponte da Barca
Cantadeiras do Vale do Neiva

 

Ponte da Barca, um dos 10 Municípios do Alto Minho que se mostram e nos envolvem de forma única através da iniciativa “Sente a História”. Arquitectura, Gastronomia, Música, Folclore, a contarem tanto das nossas raízes nortenhas, que cada vez menos conhecemos.

Inscrevam-se, conheçam e sintam profundamente o que é verdadeiramente nosso.