O enorme prazer que me dá experimentar e partilhar receitas novas levam-me por vezes a esquecer outras que, de tão agarradas à minha mesa, acabam por permanecer meio adormecidas na lista de posts.
Este leite creme é seguramente das receitas mais antigas cá de casa. Sei-a de cor e salteado, tem aquele sabor único e inconfundível, é presença obrigatória em todos os Natais e Páscoas e resulta sempre mas sempre bem.
Os homens da família, os principais apreciadores deste doce tão português, exigem a sua presença à mesa sempre que há festa, e em jeito de brincadeira chegam a “pegar-se” por ela. 
Saiu de uma revista de culinária bem antiga e é das poucas receitas onde uso leite condensado. Pode perfeitamente ser feito com açúcar, aliás, como o é tradicionalmente, mas a receita que comecei a seguir usava a medida da lata como referência e habituei-me a fazê-lo. Dado o excelente resultado nunca a alterei.
Por cá não é crucial que seja queimado, a maioria das vezes é apenas polvilhado com canela. Desta vez estreei um pacote de açúcar da cana integral, que reagiu muito melhor e rapidamente ao queimador, criando aquela crosta firme, linda e deliciosa, tanto ao palato como ao ouvido, que quebrou de forma exemplar.
Para reconfortar, queimado ou simples, é com toda a segurança uma receita tão nossa que funciona e encanta sempre.
Porque faz muita gente feliz por aqui, eu incluída, que adoro que me peçam para o fazer em dose tripla, já há muito que merecia ser partilhado.





































































LEITE CREME

Ingredientes
(6-8 doses)
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite condensado de água + 2 colheres (sopa) de água
1 medida da lata de leite condensado de leite
1 pau de canela
3 casquinhas de limão
1 colher (sopa) de amido de milho
4 gemas, grandes
Açúcar da cana integral qb
Preparação
Num tacho misturar o leite condensado, a lata de água, a lata de leite, o pau de canela e as cascas de limão. Mexer para o leite condensado diluir bem, e levar ao lume até começar a ferver.
Entretanto passar as gemas num coador para retirar películas e pedaços de claras.
Desfazer o amido de milho em duas colheres de sopa de água e juntar às gemas. Envolver bem para evitar grumos.
Adicionar duas ou três colheres de sopa de preparado do leite condensado às gemas e mexer rapidamente.
Com o tacho fora do lume acrescentar as gemas e mexer energicamente.
Voltar a colocar o tacho ao lume, no mínimo, e mexer sempre até o creme começar a engrossar. Quando borbulhar retirar do lume.
Rejeitar as cascas de limão e o pau de canela e distribuir por tacinhas individuais ou travessa de servir. Deixar arrefecer. 
Antes de servir polvilhar generosamente com o açúcar e queimar, com ferro quente ou maçarico.