Há uns dias, uma fatia de aspeto decadentemente cremoso, de uma Tarte de Queijo ao estilo basco, partilhada pelo Duarte Lebre de Freitas (pesquisem por @_duartecalf_ no Instagram e aprendam muita coisa séria sobre comida), apelou me imediatamente à sua execução.

Como não conhecia o doce original parti à pesquisa. As referências eram mais do que muitas, e quase todas desaguavam num mesmo local de destaque.
Não foi, portanto, difícil encontrar informação, nomeadamente, o furor que fez nas redes sociais aquando do primeiro confinamento, sendo reproduzida vezes sem fim por meio mundo.

Na ânsia de me aproximar o mais possível da original, parei na (suposta) receita do La Viña, um restaurante de San Sebastián onde este doce tem gigante fama e é visitado por gentes de todo o mundo apenas para o provar. A sua fama precede-o e deixou-me enorme curiosidade em conhecer a versão original e todo o universo da culinária basca in loco.

Este doce especificamente é um simples cheesecake cozido, sem base, de aspeto mais orgânico e rústico, bastante humilde nos seus ingredientes, que encontra muito do seu charme na cozedura, ao ser fruto de uma caramelização da superfície devido à temperatura do forno. É tão simples quanto isto.

A receita é extremamente simples, reúne poucos ingredientes e o resultado é este: uma textura ultra macia, sabor equilibrado, bem cheesy mas nada enjoativo, viciante.
Deixo apenas duas dicas importantes para um bom resultado: a massa deve estar super cremosa e uniforme e o forno deve estar na temperatura certa para operar a caramelização. Contudo, atenção para não deixarem que a superfície queime demasiado nem que o interior fique demasiado cozido.

Saiu, parece-me, bastante bem. Mesmo não tenho termo de comparação com o original vou confiar nas apreciações que quem conhece e “validou” este resultado.

Posto isto, o conselho não é novo: façam! Totalmente à confiança. E desfrutam muito.

 

TARTA DE QUESO (tarte de Queijo Basca)

(Receita adaptada do livro Basque Country de Marti Buckley)

Ingredientes

(8-10 fatias)

450 gr de queijo creme (usei Philadelphia)
200 gr de açúcar
1 pitada de sal
4 ovos médios
250 ml de natas
15 gr de farinha

Preparação

Pré aquecer o forno a 200ºC.
Forrar uma forma de 20 cm de diâmetro, de fundo amovível, com duas folhas de papel vegetal e reservar (deixar o papel vegetal mais alto que as laterais da forma).
Bater o queijo creme com o açúcar, em velocidade baixa, até resultar num preparado bem cremoso e uniforme. Adicionar a pitada de sal e mexer. Raspar as laterais da taça e bater mais um pouco.
Acrescentar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Adicionar as natas e continuar a bater até se misturarem perfeitamente no preparado.
Finalizar adicionando a farinha peneirada e envolvendo delicadamente.
Verter o preparado na forma e levar ao forno cerca de 40-45 minutos, até a superfície estar bem douradinha e o centro ainda algo liquido.
Retirar do forno e deixar repousar até arrefecer completamente. Retirar o papel vegetal com cuidado e servir à temperatura ambiente.