Ao pensar numa receita para o dia da mãe, que a Parmalat pudesse sugerir como sobremesa neste almoço especial (receita essa que brevemente será partilhada aqui), rapidamente me deparei com outra forma de apresentar este clássico que continua a ser um dos meus remata-refeições favoritas, o Eton Mess.

Curiosamente, e de forma totalmente imprevisível, neste primeiro domingo de Maio estava um dia de calor incrível e esta sobremesa caiu que nem uma luva de cetim no final do almocinho.
Fresca, leve, cheia de contrastes e deliciosamente amorangada é, só, perfeita!

De origem inglesa e vaidosa qb, apresenta uma enorme versatilidade, adaptando-se também a formatos diversos. Como facilmente se vê nesta versão semifreddo, incrivelmente refrescante.

Vizualizei a receita, apaixonei-me imediatamente e tive de a reproduzir quase na hora. A parte má, que também a tem, é que constituiu aquele tipo de doce que não consigo parar de comer!
É de facto o meu tipo de sobremesa de verão e, acredito, será também a vossa se não resistirem a experimentar.

Simples e Maravilhosa. Inspiradora e Animadora. Tudo o que precisamos para estes dias, ainda estranhos.
Fiquem bem!

 

SEMIFRIO ETON MESS

(Adaptada desta receita)

Ingredientes

(8-10 fatias)

200 gr de chocolate branco
200 ml de natas para bater
1 iogurte grego natural açucarado
100 gr de açúcar em pó + para o coulis
Sumo de limão
1 colher (sobremesa) de extracto de baunilha
5-6 suspiros médios
600 gr de morangos frescos
Hortelã para decorar

Preparação

Começar por partir o chocolate branco em pedaços pequenos e levar a derreter em banho maria ou no micro-ondas, com cuidado e mexendo amiúde, até ficar bem cremoso. Reservar cerca de 50 gr em pedaços para juntar ao creme no final.
Bater as natas bem firmes, juntar o açúcar em pó, o extrato de baunilha e uma gotas de sumo de limão e envolver bem. Acrescentar o chocolate branco já morno e o iogurte grego e bater ligeiramente.
Esmagar grosseiramente 400 gr de morangos com um garfo e reservar. Partir grosseiramente os suspiros. Por fim envolver delicadamente, com uma colher larga, os morangos esmagados, os pedacinhos de chocolate branco de reserva e os suspiros (deixar um pouco para decorar) no creme.
Passar uma forma de bolo inglês por água e forra-la com película aderente. Verter o creme na forma, alisar a superfície e tapar bem com película aderente. Levar ao congelador no mínimo 8 horas ou de um dia para o outro.
Preparar o coulis de morango, triturando 4 a 5 morangos grandes, passando pelo coador e juntar 2 a 3 colheres de sopa de açúcar em pó (mediante o gosto). Mexer bem até estar uniforme e reservar.
Retirar do congelador cerca de 10-15 minutos antes de servir, verter o coulis por cima e decorar com os restantes morangos frescos, hortelã e pedaços de suspiros. Servir fresco.