Agradou-me imenso o facto de pensar numa receita onde aliasse o cuidado na escolha dos ingredientes ao bom resultado final, de forma a materializar um prato mais saudável, tentando claro,
combinar ingredientes menos calóricos e reduzindo ou substituindo o
açucar, sempre com a garantia uma boa solução.


Apesar de não ser uma preocupação (ainda) recorrente, é uma forma de estar  que valorizo e vejo como o caminho a seguir mais tarde ou mais cedo, comprovado que está o efeito prescindível e nocivo de certos alimentos para o nosso organismo.     

No caso destas barritas não entendi ser viável substituir o açucar, uma vez que as outras formas de adoçante não combinariam com os sabores utilizados do melhor modo, dando-se então uma redução considerável do mesmo e o recurso à versão mascavada, que já é habitual por aqui.

A opção da granola que por si só é deliciosa e contém frutos secos com capacidade adoçante, aliada ao requeijão magro, foram a base para o desenvolvimento da receita.

Estas barrinhas funcionam como um cheesecake de carácter mais rústico e encorpado, repleto de texturas e com um jogo de sabores delicioso, onde o pecado, apesar de lá estar, consegue assumir um tamanho menor. 
 

 

BARRAS DE REQUEIJÃO E MORANGO COM GRANOLA
INGREDIENTES
Base:
100 gr de granola
3 bolachas digestivas
1,5 col. sopa de manteiga sem sal amolecida
1 col. sopa de côco ralado
1 col. sobremesa de cacau
Creme:
200 gr de requeijão magro
75 gr de queijo creme
2 ovos
50 ml de leite de côco magro
3 col. sopa de açucar mascavado claro
1 col. de chá de extracto de baunilha
1 col. café de raspa de limão
120 gr de morangos
PREPARAÇÃO
Pré-aquecer o forno a 200º.
Preparar uma forma quadrada ou rectangular, untando com manteiga e dispondo no fundo uma folha de papel vegetal também untada.
Levar a granola, as bolachas, o côco ralado e o cacau a triturar um pouco. Envolver a  manteiga amolecida e processar mais uns segundos até ficar bem ligado.
Colocar no fundo da forma, pressionando bem e levar ao forno cerca de 7-8 minutos. (não deixar assar muito para não endurecer demasiado a base) Retirar e reservar.
Entretanto preparar os morangos (reservar 5 para o molho final), lavando, cortando em pedaços pequenos e envolvendo bem em 1/2 col. sopa de açucar. Reservar.
Bater o requeijão até ficar fôfo e ligado, juntar o queijo creme e bater mais 2 minutos. Acrescentar o açucar e o extracto de baunilha e bater novamente mais uns minutos até o preparado estar bem ligado e cremoso.
Batendo sempre a baixa velocidade, acrescentar os ovos um a um. Juntar o leite de côco e bater um pouco mais.
Dispor os morangos e o seu suco sobre a base e colocar o creme por cima cobrindo toda a superfície.
Levar ao forno cerca de 30-35 minutos, até o preparado ficar firme e ganhar uma cor ligeira. Atenção para evitar que aloure.
Retirar e deixar arrefecer completamente na forma. 
Levar ao frigorífico cerca de 2 horas ou preferencialmente de um dia para o outro. 
Preparar o molho de morango, passando muito bem com a varinha mágica  5-6 morangos, apenas.
Cortar às barrinhas ou quadrados, regar com o molho de morango e servir bem fresquinho.